Esporte & Cia

Thursday, Oct 31st

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Vôlei: de virada, Brasil vence a Polônia na estreia

E-mail Imprimir PDF

A seleção brasileira feminina de vôlei estreou com vitória na edição 2013 do Grand Prix. Na sexta-feira (02.08), o Brasil venceu, de virada, a Polônia por 3 sets a 1 (21/25, 25/17, 25/15 e 25/20), em 1h43 de jogo, na Arena Amil, em Campinas (SP). As atuais campeãs olímpicas são as maiores vencedoras da história da competição com oito conquistas. No ano, as brasileiras estão invictas. Foram 13 jogos, 13 vitórias e os títulos dos torneios de Montreux e Alassio.

O Brasil voltará à quadra às 10h deste SÁBADO (03.08) para enfrentar a Rússia, que hoje perdeu para os Estados Unidos por 3 sets a 1 (25/20, 17/21, 25/21 e 25/12). A partida será uma reedição das quartas de final dos Jogos Olímpicos de Londres. Na ocasião, o time verde e amarelo levou a melhor e venceu por 3 a 2.

A ponteira Fernanda Garay foi a maior pontuadora da partida com 20 pontos.

“As jogadoras da Polônia têm muitas qualidades. Elas são altas e habilidosas. Não começamos bem a partida, mas depois nossos bloqueios começaram a aparecer. Melhoramos a partir do momento que conseguimos trabalhar um pouco mais as jogadas e esperar o momento certo de colocar a bola no chão”, explicou a ponteira.

O treinador José Roberto Guimarães, tricampeão olímpico, comentou a atuação do Brasil durante a partida.

“Sabíamos que esse jogo seria complicado. No primeiro set, estávamos nervosos e cometemos muitos erros. O bloqueio polonês funcionou muito bem em razão de um saque bom delas. A partir do segundo set, equilibramos o nosso passe e melhoramos na partida”, disse o técnico brasileiro, que ainda fez uma análise das atuações individuais das jogadoras.

“A Fernanda Garay foi nossa maior pontuadora, a Gabi conseguiu se virar bem, mesmo com um bloqueio pesado em cima dela, a Monique era o nosso desafogo e as centrais também jogaram muito bem”, analisou José Roberto Guimarães.

Para a partida de amanhã contra a Rússia, José Roberto Guimarães espera mais um jogo difícil.

“Hoje contra os Estados Unidos, quando a Rússia colocou a Chaplina, elas conseguiram equilibrar o passe. Precisaremos sacar muito bem para não deixar que elas joguem com o passe na mão”, disse o comandante do Brasil.

Para a oposto Monique, que marcou 15 pontos no jogo, a emoção foi grande em disputar sua primeira partida oficial com a camisa verde e amarela dentro do Brasil.

“É muito gostoso jogar com o apoio da torcida. Aos poucos estou ganhando mais confiança. Preciso evoluir mais, mas foi muito legal sair da quadra com o resultado positivo”, disse Monique.

Pelo lado da Polônia, a oposto Skowronska lamentou a derrota, mas fez questão de parabenizar as brasileiras.

“Parabéns ao Brasil pela vitória. Esta é a primeira partida do nosso time em muito tempo. Temos um time novo e precisamos de mais entrosamento. O nosso sistema também precisa evoluir muito”, afirmou a capitã da Polônia.

O JOGO

A Polônia começou melhor e abriu cinco pontos (8/3). Com uma boa sequência de saques da central Juciely, o Brasil encostou no marcador (9/7). Na segunda parada técnica, as polonesas tinham quatro de vantagem (16/12). As brasileiras cresceram no final da parcial, mas as europeias seguiram melhor e fecharam o set por 25/21.

A Polônia seguiu melhor no início do segundo set e fez 5/3. Bem nos contra-ataques e no saque, o Brasil virou o marcador e foi para a primeira parada técnica com três de vantagem (8/5). Numa bola de segunda da levantadora Dani Lins, a diferença no marcador subiu para sete (14/7). Com tranquilidade, as donas da casa seguraram a diferença e fecharam o set por 25/17.

O Brasil manteve o bom momento no terceiro set e, em um ace da levantadora Dani Lins, abriu quatro (6/2). As brasileiras seguiram dominando o set. A central Juciely cresceu de produção e o Brasil fez 16/6. O time verde e amarelo não deu chances para as polonesas e fechou o set por 25/15.

A Polônia voltou melhor no terceiro set e foi para a primeira parada técnica na frente (8/7). Com bom volume de jogo, o Brasil virou o marcador (13/11). A ponteira Fernanda Garay pontuou bem no final da parcial e ajudou o time verde e amarelo a fechar o set por 25/20 e o jogo por 3 sets a 1.

EQUIPES:

BRASIL
Dani Lins, Monique, Fernanda Garay, Gabi, Juciely e Adenízia. Líbero – Camila Brait
Entraram – Sheilla, Fabíola, Fabiana e Michelle
Técnico – José Roberto Guimarães

POLÔNIA
Rozycka, Kaczor, Efemienko, Radecka, Skowronska e Kakolewska. Líbero – Maj
Entraram – Polak, Ewelina, Joanna e Katarzyna
Técnico – Piotr Makowski