Esporte & Cia

Tuesday, Mar 19th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Professora explica o que é o Kihara Method

E-mail Imprimir PDF

Há algum tempo o site ESPORTE &CIA vem dando destaque a notícias sobre educação, entretanto, também notamos que pouco tem sido feito, ou, quase nada é feito para melhorar a didática brasileira. Vê-se um projeto aqui, outro ali, novas escolas e faculdades públicas e privadas sendo criadas, mas, quando se entra no campo pedagógico, pouca ou quase nenhum iniciativa.

Por este motivo, resolvemos conhecer melhor o trabalho da Professora Hiroko Kihara, atualmente aposentada do serviço público educacional por problemas de saúde, mas, que tem um projeto que se destaca pela sua singeleza.

A professora Hiroko explica bem o que seria o método educacional que leva o seu nome: "O Kihara Method traz ao conhecimento do público interessado, uma filosofia de trabalho baseada no conceito de que é necessário se resgatar a postura educacional adequada e original, ou seja, a Postura Educacional Padrão. Literalmente, não se pode e nem se deve definir Kihara Method como um novo método educacional; tampouco seria uma nova postura na educação", disse a professora que continuou sua explicação...

"A proposta é valorizar incansavelmente os rudimentos elementares do processo educacional, fazendo com que os que nele atuam diretamente, percebam a importância de se destacar o óbvio nas ações.

Em síntese, Kihara Method é uma metodologia muito simples e que não tem a pretensão de trazer o novo e nem destacar o velho, mas sim, reflorescer o óbvio à luz da ética. É uma filosofia de trabalho onde se valoriza o todo em tudo.

A sua prática está diretamente ligada à singeleza e à naturalidade nas ações, portanto, tem como preceitos fundamentais, a observância da disciplina, da simplicidade e da criatividade. Assim sendo, para se inserir no Kihara Method, será necessário trabalhar o tripé que o sustenta: disciplina, simplicidade e criatividade; tudo á luz da ética.

Engana-se portanto, aquele que acha que o Kihara Method traz uma nova visão educacional ou que seja uma nova postura.

Observe que não se trata de produzir algo novo, nem resgatar algo já conhecido. Trata-se de AJUSTAR os exageros e o defasos", concluiu.

Sem dúvida vale a pena entender melhor esta nova abordagem sobre a educação. Parece que simplificar é a meta da professora.

SOBRE OS OBJETIVOS DO KIHARA METHOD:

O objetivo deste trabalho é o de conquistar ou reconquistar a capacidade de não encarar os problemas como obstáculos intransponíveis, mas sim, como degraus que servirão de trampolim para novos horizontes.

Parece uma tarefa difícil, mas, como dizia Arquimedes: “Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e eu moverei o mundo!”. Acredito que é desta forma que devemos encarar as dificuldades.

Encontrar soluções duradouras e definitivas para os problemas que surgem à nossa frente, tanto na vida pessoal como profissional é uma tarefa que exige disciplina, simplicidade e criatividade. Estes três elementos considero de extrema importância neste ínterim e são ferramentas que quando usadas com objetividade, podem realizar verdadeiros milagres em nossas vidas.

Todos nós enfrentamos situações estressantes as mais diversas, algumas maiores, outras menores e que surgem a qualquer momento da vida, só que precisamos estar preparados para fazer a escolha certa: ou nos entregamos, jogamos a toalha e deixamos o barco afundar, ou... enfrentamos a situação com disciplina, simplicidade e criatividade, porém, sempre à luz da ética.

OUTRAS DÚVIDAS:

1 - Kihara Method é um novo Método Educacional?
HK -
O Kihara Method traz ao conhecimento do público interessado, uma filosofia de trabalho baseada no conceito de que é necessário se resgatar a postura educacional adequada e original, ou seja, a Postura Educacional Padrão. Literalmente, não se pode e nem se deve definir Kihara Method como um novo método educacional; tampouco seria uma nova postura na educação. É simplesmente um método aplicável.

2 - Kihara Method é uma nova Filosofia de Trabalho?
HK -
 Não, não é uma nova filosofia de trabalho. Muitos que ainda não conhecem este trabalho, percebem com o tempo que já colocam em prática no seu dia a dia, seja na profissão, seja na vida pessoal, tudo o que está inserido nele. Kihara Method é uma metodologia muito simples e que não tem a pretensão de trazer o novo e nem destacar o velho, mas sim, reflorescer o óbvio à luz da ética. É uma filosofia de trabalho onde se valoriza o todo em tudo.

3 – Como colocar em prática?
HK -
 A sua prática está diretamente ligada à singeleza e à naturalidade nas ações, portanto, tem como preceitos fundamentais, a observância da disciplina, da simplicidade e da criatividade. Assim sendo, para se inserir no Kihara Method, será necessário trabalhar o tripé que o sustenta: disciplina, simplicidade e criatividade; tudo á luz da ética.
Engana-se portanto, aquele que acha que o Kihara Method traz uma nova visão educacional ou que seja uma nova postura.
Observe que não se trata de produzir algo novo, nem resgatar algo já conhecido. Trata-se de AJUSTAR os exageros e o defasos.

3 – Esta prática só vale para a categoria de professores?
HK -
 Claro que não. Todas as categorias profissionais poderão aproveitar os seus rudimentos e colocá-los em prática.

BIOGRAFIA DA PROFESSORA HIROKO KIHARA 

Filha de japoneses, a Professora Hiroko Kihara trabalhou durante 22 anos na rede pública de ensino. Passou seus primeiros oito anos, ministrando aulas no Estado de Goiás e os quinze últimos de seu magistério foram exercidos no Distrito Federal.

É formada em Pedagogia, no antigo CEUB (Centro de Ensino Unificado de Brasília), atualmente UNICEUB e fez pós-graduação em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira - RJ.

Ao final de 2009 começou a enfrentar graves problemas de saúde, tendo que passar um longo período internada em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Depois de um ano de muita luta, no finalzinho de 2010 foi aposentada por uma junta médica.

Buscar qualidade de vida através da educação sempre foi o seu ideal. “Acredito que só assim o cidadão pode encontrar dias melhores com muita paz, harmonia, amor, alegria e justiça”, diz a professora.

Foram estes motivos que a incentivaram a construir este site. Agora, a professora Hiroko Kihara pretende seguir com seu trabalho em atividades de aconselhamento e consultoria na área que a completou durante toda sua vida: A EDUCAÇÃO.

PALESTRAS

A Professora Hiroko Kihara está à disposição da sua empresa, escola ou associação para ministrar palestras voltadas à valorização do ser humano.

Palavras da Professora Hiroko:

“Muito se fala no mundo moderno sobre a importância da motivação, contudo, quase nunca se fala sobre a disciplina-motivacional. Uma boa parcela das grandes empresas, anualmente investe grandes somas em dinheiro só para manter os seus funcionários motivados e para isso, além de premiarem com dinheiro e bens, contratam os conferencistas mais badalados que por sua vez, revelam os seus segredos, as suas técnicas, cada um à sua maneira, entretanto, é muito difícil ou quase impossível ouvi-los explicando que a motivação não está no aumento salarial e tampouco nos prêmios conquistados por atingir metas.

Estar motivado, não depende de fatores externos; depende única e exclusivamente da forma de pensar que cada um cultiva na mente. Ganhar um aumento salarial ou um carro ou uma viagem por desempenho é claro que ajuda, mas, não motiva; simplesmente alegra. Passados quinze dias depois de conquistar o prêmio, o funcionário volta a enfrentar um vazio e sente-se gradualmente desmotivado até que chega ao ponto de partida. Premiações ajudam, mas, não solucionam definitivamente e por isso é necessário disciplinar o nosso cérebro a motivar-se na adversidade ou na alegria.

É preciso entender que nem tudo o que acontece ao nosso redor é um CÉU e tampouco um INFERNO. Há sempre necessidade de se estar saindo de uma situação complicada, delicada ou estressante e é aí que está o segredo do OTIMISTA que tem como lema... “Ser feliz, apesar das pedras e dos tropeços”. Dificuldades sempre existirão para qualquer um, seja na vida pessoal, seja na vida profissional e o mais importante é entender que isso faz parte da vida e que portanto, se faz necessário trabalhar com essa questão, abusando do bom humor.”

Se estiver interessado, deixe registrado o seu interesse enviando um email, usando o nosso formulário de contato.

Registre os dados mínimos para que possamos entrar em contato, conforme segue:

NOME COMPLETO:

CIDADE:

ESTADO:

PAÍS:

INSTITUIÇÃO QUE REPRESENTA:

TELEFONES PARA CONTATO:

Em seguida, redija um texto descrevendo seu interesse