Esporte & Cia

Saturday, Apr 20th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Reforço argentino na equipe anima Átila Abreu

E-mail Imprimir PDF

Atual vice-campeão da Stock Car, Átila Abreu tem mais de um motivo para acreditar numa reação do carro #51 a partir da etapa deste fim de semana em Curitiba, praça que recebe a categoria pela 50ª vez na história da principal competição do esporte a motor no Brasil.

O primeiro deles é importado: o engenheiro mecânico argentino Marcos Laborda é o mais novo integrante da equipe Mobil Super Racing. Com larga experiência no automobilismo, ele reforça os quadros do time para a temporada 2015.

"É um profissional muito competente e que chega credenciado. Vai trabalhar mais diretamente no carro do meu companheiro, Lucas Foresti, o que permitirá ao Thiago Meneghel maior dedicação ao carro #51. Assim retomamos o modelo de sucesso que nos trouxe algumas vitórias, o terceiro lugar no campeonato em 2012 e o vice-campeonato no ano passado", observou o piloto sorocabano.

Átila lembra que o Chevrolet #51 tradicionalmente é um dos destaques do grid na capital paranaense. Em 2012 e 2013, ele largou da pole e venceu de ponta a ponta. No ano passado, encerrou a temporada com um segundo lugar depois de largar em quarto, resultado que selou o primeiro vice-campeonato do competidor da Mobil Super Racing na Stock Car.

"Já passamos por Curitiba no treino coletivo, então temos parâmetros de comparação com a especificação de pneu da categoria em 2015", pontuou o competidor, que revelou ainda uma nova tática para os treinos livres nesta etapa.

"Desde a pré-temporada e nas primeiras três etapas, experimentamos a caixa de direção mecânica, além da elétrica que usamos nas últimas temporadas. Agora vamos trabalhar só com a elétrica, para não perder tempo nos treinos livres. Precisamos reagir no campeonato a partir desta etapa, para chegar ao final do ano novamente na briga pelo título", contou o piloto, em mais uma mostra de que a escuderia visa retomar o modelo de sucesso dos últimos anos.

Outra explicação para o otimismo do competidor sorocabano para a quarta etapa da temporada 2015 é que ele já matou a saudade do pódio neste ano. Correndo pelo BMW Team Brasil no tradicional circuito britânico de Brands Hatch, Átila cravou um par de segundos lugares em parceria com o paraibano Valdeno Brito no fim de semana de seu 28º aniversário.

A nota negativa para a quarta etapa da Stock Car fica por conta da expectativa de repetição do modelo de tomada de tempo de pista de rua em Curitiba, autódromo que tem a maior reta do País. Diferentemente do modelo consagrado na Stock Car moderna (com dois grupos disputando o Q1 e os dez mais rápidos simultaneamente na pista para o Q2), deve ser adotado o sistema com grupos de três ou quatro carros, com apenas uma chance de volta lançada. "Não me parece o mais justo, porque as condições de pista podem mudar muito ao longo da tomada. Uma competição pressupõe igualdade de condições, e não é o que ocorre nesse modelo, como aliás já vimos em Ribeirão Preto há duas etapas, quando fui para a pista na chuva e os outros classificaram no seco mais tarde", lembrou o piloto.

A programação para Curitiba determina um treino livre na sexta-feira e outro no sábado. A tomada de tempo acontece às 12h de sábado, bem como a rodada dupla de domingo, com largadas marcadas para 13h05 e 14h20.

CLASSIFICAÇÃO DA STOCK CAR
(O campeonato depois de cinco corridas, conforme pontuação do site oficial):

1º) Cacá Bueno, 62
2º) Júlio Campos, 59
3º) Marcos Gomes 51
4º) Rubens Barrichello, 49
5º) Max Wilson, 48
6º) Ricardo Mauricio 44
7º) Allam Khodair, 40
8º) Thiago Camilo, 38
9º) Daniel Serra, 36
10º) Sérgio Jimenez, 36
11º) Vitor Genz, 25
12º) Diego Nunes, 24
13º) Tuka Rocha, 21
14º) Felipe Fraga, 20
15º) Átila Abreu, 19
16º) Galid Oman, 18
17º) Antonio Pizzonia, 18
18º) Felipe Lapenna, 16
19º) Valdeno Brito 15
20º) Ricardo Zonta, 15
21º) Rafael Suzuki, 15
22º) Gabriel Casagrande, 13
23º) Luciano Burti, 12
24º) Denis Navarro, 11
25º) Raphael Matos, 7
26º) Popó Bueno, 4
27º) Raphael Abbate, 2
28º) Lucas Foresti, 1
29º) Bia Figueiredo, 1