Esporte & Cia

Friday, Apr 19th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Mogi elimina Pinheiros e vai às quartas de final

E-mail Imprimir PDF

O Mogi das Cruzes está entre os oito melhores classificados da sexta edição do NBB. Novamente com o Ginásio Professor Hugo Ramos completamente lotado por sua fervorosa torcida, o time do Alto do Tietê venceu o quarto jogo da série diante do Pinheiros, por 86 a 68, fechou o confronto válido pelas oitavas de final do maior campeonato de basquete do país em 3 a 1 e, agora, enfrentará o Limeira nas quartas de final.

No controle do placar por praticamente todo o jogo, a equipe comandada pelo técnico García contou com um ótimo desempenho no último quarto para confirmar sua vitória com certa tranquilidade nos últimos minutos da partida e fazer história no NBB. Desde que o atual formato das Finais da competição foi adotado, esta é a primeira vez que a equipe que terminou a fase de classificação no 12º lugar vence o quinto colocado nas oitavas de final.

"A gente batalhou muito durante todo o campeonato. Perdemos vários jogos na fase de classificação que sabíamos que poderíamos ter ficado com a vitória, mas não abaixamos a cabeça em nenhum momento. Sabíamos que o Pinheiros tem um dos melhores jogadores do campeonato, que é o Shamell, mas nós tínhamos a força do nosso grupo", declarou o armador Gustavinho.

"Essa série foi coisa de louco. Fizemos história no NBB e, mais do que isso, fizemos história na cidade. Os dois jogos aqui no Hugo Ramos contaram com um atmosfera incrível e isso é algo muito bom para a cidade. É difícil até de explicar a emoção que estamos sentido", completou o armador, um dos jogadores mais identificados com a cidade de Mogi das Cruzes.

Um dos xodós da barulhenta torcida mogiana, o pivô Daniel Alemão teve uma grande atuação e foi um dos protagonistas da partida. O jogador registrou um duplo-duplo, ao somar 17 pontos e 15 rebotes, e deixou a quadra nos instantes finais do jogo muito aplaudido por todos presentes nas arquibancadas do Hugo Ramos. Além do camisa 16, o ala Ted Simões também teve atuação destacada e foi o cestinha da equipe, com 18 pontos, assim como o norte-americano Jason Smith, que marcou 14 pontos, e o armador Gustavinho, autor de oito pontos e sete assistências.

"É uma emoção difícil de descrever. Nunca tinha jogado em um ginásio com cinco mil pessoas na minha carreira e não sei nem o que dizer. Fico muito emocionado com esse carinho todo da torcida e posso dizer que me esforço muito por eles. Fizemos história e conquistamos essa classificação. Trabalhamos muito para isso e agora vamos manter este ritmo para as quartas de final", declarou Alemão.

Pelo lado do Pinheiros, o principal pontuador foi o ala/pivô Rafael Mineiro, que também foi o cestinha do jogo, com 21 pontos. Vindo de uma temporada desgastante, em que participou de cinco competições (Copa Intercontinental, Campeonato Paulista, Liga das Américas e o próprio NBB), a equipe da capital paulista ficou de fora das quartas de final do maior campeonato de basquete do país pela primeira vez na história da competição.

"Tivemos uma temporada desgastante. Começamos a temporada com uma decisão, que foi a Copa Intercontinental. Depois, fomos para a semifinal do Paulista e fizemos duas séries de playoffs em cinco jogos. Ainda chegamos na grande decisão da Liga das Américas. Infelizmente, nosso auge não foi agora e nosso time chegou muito cansado para este confronto. Enquanto isso, Mogi teve o mérito de chegar no auge e acabaram conseguindo nos eliminar", explicou Paulinho, que com uma séria lesão no joelho esquerdo perdeu boa parte da atual temporada do NBB, inclusive a série contra Mogi.

Uberlândia e Franca decidem vaga

Nem três, nem quatro jogos foram suficientes para definir um vencedor, e a série oitavas de final entre Uberlândia e Franca será decidida no quinto jogo. Empatadas em 2 a 2, as duas equipes farão o duelo derradeiro pela vaga nas quartas de final do NBB6 nesta sexta-feira (18/04), no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 19 horas.

Após começar a série sendo derrotado diante de sua torcida, o esquadrão do Triângulo Mineiro se recuperou, venceu as duas partidas seguintes e ficou a uma vitória da classificação às quartas. Porém, quando teve a oportunidade de fechar o confronto, Franca se recuperou e, em casa, levou a melhor no Jogo 4, por 82 a 74, e levou a decisão para o quinto jogo.

"Sabíamos que seria uma série difícil. A gente não esperava perder o primeiro jogo em casa, mas depois disso tivemos que correr atrás e buscar uma vitória fora de casa. No Jogo 3 estávamos em um dia muito feliz e ganhamos por 30 pontos, mas com certeza não passaremos por isso novamente, pois o equilíbrio nessa série é enorme", comentou o experiente armador Valtinho, líder em assistências do NBB6, com média de 7,3 passes perfeitos por jogo.

Franca, por outro lado, quer seguir no embalo de sua recuperação na série para conseguir a classificação para as quartas de final. Depois de vencer o Jogo 4 e evitar a eliminação nas oitavas, a equipe do técnico Lula Ferreira tentará repetir a vitória que conquistou na abertura da série, fora de casa, no mesmo Ginásio Sabiazinho, palco do Jogo 5, por 68 a 61.

"Esse será um jogo no qual não podemos ter erro. Precisamos acertar o tiro. Vamos marcar forte, e ter um ataque consciente, para não permitir que eles tenham vida fácil. Não podemos dar a chance de eles fazerem cesta fácil ou armarem o contra-ataque", falou o técnico do Franca, Lula Ferreira.

Confira o calendário completo das oitavas de final do NBB 2013/2014:

Pinheiros (5º) 1 x 3 Mogi das Cruzes (12º)
Jogo 1 - Pinheiros 85 x 82 Mogi das Cruzes
Jogo 2 - Pinheiros 77 x 90 Mogi das Cruzes
Jogo 3 - Mogi das Cruzes 85 x 81 Pinheiros
Jogo 4 - Mogi das Cruzes 86 x 68 Pinheiros

São José/Unimed (6º) 2 x 2 Palmeiras (11º)
Jogo 1 - São José 78 x 77 Palmeiras
Jogo 2 - São José 80 x 70 Palmeiras
Jogo 3 - Palmeiras 85 x 68 São José
Jogo 4 - Palmeiras 83 x 69 São José
Jogo 5 - 19/04 (sábado), às 16 horas - Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos

Uberlândia (7º) 2 x 2 Franca (10º)
Jogo 1 - Uberlândia  61 x 68 Franca
Jogo 2 - Uberlândia  69 x 61 Franca
Jogo 3 - Franca 61 x 92 Uberlândia
Jogo 4 - Franca 82 x 74 Uberlândia
Jogo 5 - 18/04 (sexta-feira), às 19 horas - Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia

Bauru (8º) 3 x 0 Basquete Cearense (9º)
Jogo 1 - Bauru 79 x 56 Basquete Cearense
Jogo 2 - Bauru 97 x 78 Basquete Cearense
Jogo 3 - Basquete Cearense 78 x 79 Bauru