O São José iniciou com uma vitória fora de casa a série das quartas de final contra o Franca. Em pleno Ginásio Pedrocão, os joseenses não se intimidaram com a pressão da torcida e bateram os donos da casa por 92 a 77.
O pivô Murilo e o ala Dedé, ambos do São José, foram os cestinhas da paritda com 17 pontos cada. O ala norte-americano Basden foi o destaque da equipe da casa, com 14 pontos.
Empurrado pela torcida, a equipe de Franca entrou em quadra muito atenta e bem na marcação, sem oferecer espaços para o São José. Com isso, os joseenses começaram a arriscar mais no ataque. Destaque para o ala/pivô Chico, que acertou seus dois arremessos de 3 tentados no primeiro quarto. A partir de então, São José tomou o domínio do jogo, passou a frente no marcador e fechou a parcial em 25 a 18.
São José seguiu atento no segundo quarto e levou a melhor sobre a defesa do Franca, graças aos passes precisos do armador Fúlvio. Jogando com mais calma e com a mão calibrada, os joseenses chegaram a abrir 20 pontos de vantagem após dois lances livres cobrados pelo ala espanhol Álvaro. Do outro lado, os francanos cometiam muitos erros no ataque e não conseguiam segurar os joseenses, que foram para o intervalo vencendo por 54 a 34.
No terceiro quarto, os visitantes voltaram com a mesma pegada e não deixaram a equipe de Franca jogar com tranquilidade. Trabalhando bem a bola e com uma defesa muito bem postada, os joseenses jogavam nos erros dos francanos que, apesar do esforço, não conseguiam conter o ímpeto dos visitantes. Ao final, os joseense mantinham os mesmos 20 pontos de vantagem no placar, 74 a 54.
No último e decisivo quarto, os mandantes voltaram melhor e conseguiram equilibrar a partida. Apostando na formação com dois armadores, Fernando Penna e Helinho, a equipe da casa melhorou a marcação e conseguiu criar espaços na defesa rival. Após uma cesta do ala/armador Basden, um dos destaques do último quarto com oito pontos, a diferença no placar caiu para 15 pontos. Mas, mesmo sofrendo pressão, os joseenses tiveram sangue frio para controlar o jogo e sair de Franca com a vitória. 92 a 77.
"Fizemos um segundo quarto perfeito, conseguimos abrir 20 pontos e isso nos ajudou demais ao longo da partida. No final do jogo falhamos em alguns pontos e Franca encostou, mas valeu a vitória que foi muito importante", disse o pivô Murilo, do São José.
Passo importante
O Joinville conseguiu uma importante vitória diante do Pinheiros, nesta sexta, na abertura das quartas de final do NBB. Na frente do início ao fim, o time catarinense superou o rival paulista por 96 a 80 e fez 1 a 0 na série.
Bishop, do Joinville, foi o cestinha da partida com 23 pontos, mesma pontuação do companheiro de equipe Kojo Mensah, que chegou ao duplo-duplo ao distribuir dez assistências. Quem também conseguiu dois dígitos em dois fundamentos foi Shilton, com 15 pontos e dez rebotes. Do lado pinheirense Marquinhos foi o destaque com 21 pontos. Paulinho Boracini saiu do banco de reservas e foi o segundo maior pontuador da equipe, com 16 pontos.
"Foi uma partida dura e contra um grande adversário, mas jogamos bem dentro do planejado e conforme o nosso ritmo", analisou do Joinville, o técnico José Neto.
Quartas de Final - (1º) São José 1 x 0 Franca (10º)
27/04
Franca 92 x 77 São José
01/5 (Terça-feira)
21h - São José x Franca
03/5 (Quinta-feira)
20h - São José x Franca
08/5 (Terça-feira)*
20h - Franca x São José
11/05 (Sexta-feira)*
21h - São José x Franca
Quartas de Final - (2º) Pinheiros 0 x 1 Joinville (8º)
27/4
Joinville 96 x 80 Pinheiros
01/5 (Terça-feira)
19h - Pinheiros x Joinville
03/5 (Quinta-feira)
20h - Pinheiros x Joinville
08/5 (Terça-feira)*
19h - Joinville x Pinheiros
11/05 (Sexta-feira)*
20h - Pinheiros x Joinville