Gustavo Borges passou seus conhecimentos dentro e fora das piscinas para a nova geração da natação brasileira, que se reuniu em Brasília (DF) para a primeira clínica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) visando os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Além do medalhista olímpico, outros ídolos da modalidade, como Thiago Pereira e Cesar Cielo, estiveram na capital federal para o evento. Os treinos e as palestras terminam neste sábado (23). Para Gustavo Borges, trocar experiências com a garotada é fundamental para que a natação continue seu processo de evolução e renovação.
"Gosto muito de falar com os jovens. Eles têm uma energia ótima e um sonho de participar de uma Olimpíada. Eu fiz esse caminho e tenho certeza de que os atuais atletas da Seleção se espelharam nos exemplos da minha época", revelou Gustavo Borges, que é dono de quatro medalhas em Jogos Olímpicos e soma 19 pódios pan-americanos. "Os novos atletas estão motivados pela realização de uma Olimpíada no Brasil. É o momento máximo da carreira de um atleta. Mas é preciso ter disciplina, dedicação e força de vontade para superar todas as adversidades que a garotada terá pelo caminho."
Gustavo Borges aposta no surgimento de novos talentos com seguidas clínicas e, principalmente, com investimento na base. "A natação passa por uma fase de ajustes. Alguns atletas estão sem clubes, mas a situação deve ser resolvida. Times como Pinheiros, Minas Tênis Clube e Corinthians continuam investindo e a perspectiva é boa para 2016. Muita coisa ainda pode ser feita e, com certeza, novos nomes vão aparecer, possivelmente entre os que estão nadando na clínica em Brasília."
Na semana passada, Gustavo Borges recebeu o prêmio de Hall of Honor, uma espécie de Hall da Fama da Universidade de Michigan. O atleta defendeu a instituição norte-americana por quatro anos e se formou em economia em 1995. Além dessa honraria, o medalhista olímpico tem o Hall da Fama da Natação, recebido em 2012. Durante a viagem, o nadador deu palestras para alunos norte-americanos e passou um pouco sua experiência, como ocorreu em Brasília.
Metodologia do campeão espalhada por todo o Brasil - Depois de encerrar a carreira, Gustavo criou um método de natação que é referência no País. A Metodologia Gustavo Borges está presente em mais de 230 estabelecimentos, 117 cidades de 20 estados brasileiros. O método que ensina mais de 60 mil crianças, adolescentes e adultos a nadar pode ser aplicado em academias, escolas, repartições públicas, clubes e ONGs. "A metodologia é diferenciada, já que todo processo de aprendizado une capacitação profissional, estrutura e troca de experiência. Esses pilares são fundamentais no negócio e os pais dos alunos sentem confiança em colocar os filhos para nadar nesse método", revelou Gustavo Borges. "Nosso objetivo é ensinar a natação e a chegada ao alto rendimento no futuro é consequência", completa.
Além das escolas credenciadas, o ex-atleta é sócio em cinco academias, uma em São Paulo, no bairro do Morumbi, uma em Londrina (PR) e três em Curitiba (PR).