Em sua 25ª partida válida pela temporada 2012 do NBB, o Pinheiros recebeu a Liga Sorocabana de Basquete na tarde da quinta-feira (15/03), no ginásio Henrique Villaboim e conquistou mais uma vitória, a 20ª na temporada, por 95 a 71. Os destaques da partida foram Marquinhos, com 25 pontos, e Shamell com 22.
"Com essa vitória cumprimos nosso objetivo de ficar entre os quatro primeiros. Nossa próxima meta é tentar ficar entre os dois líderes do campeonato para termos vantagem no mando de quadra. Para isso, precisamos de pelo menos mais duas vitórias. O time está amadurecido, foi campeão paulista e ficou o tempo todo entre os primeiros do NBB", afirma Marquinhos.
Empurrado pelo bom público presente ao ginásio Henrique Villaboim, a equipe da casa imprimiu um forte ritmo logo no início e abriu 12 a 4 em 4 minutos, forçando o adversário a parar a partida. Após o pedido de tempo, o Pinheiros chegou a abrir 10 pontos, mas uma cesta de 3 no último segundo diminuiu a vantagem para 22 a 15 no final do primeiro período. A liderança foi mantida no segundo quarto, que terminou com vantagem de 8 pontos para os donos da casa: 38 a 30.
O Pinheiros voltou do intervalo melhor do que no primeiro tempo. Forte na defesa e agressivo no ataque, o time fez seis pontos seguidos no início do terceiro quarto e aumentou sua vantagem no placar. Os visitantes não se encontravam com a marcação pinheirense, que era ágil na transição defesa-ataque. Em uma dessas jogadas, Olivinha recebeu a bola sozinho no contra ataque para fazer uma enterrada que empolgou ainda mais a grande torcida presente.
Assim como nos quartos anteriores, a Liga Sorocabana de Basquete não passou dos 20 pontos, enquanto o ataque do Pinheiros/SKY teve a sua melhor atuação até aquele momento, indo para o último quarto de partida vencendo por 71 a 49. No período final o time comandado por Cláudio Mortari manteve a vantagem, fechando em 95 a 71.
"Sentimos um pouco com esse novo horário, pelo calor, mas o time embalou depois do intervalo. O Mortari chamou atenção no vestiário e nós conseguimos voltar mais fortes. Agora pretendemos manter o ritmo até o final da fase. O mais importante é garantir o primeiro lugar. Não podemos vacilar, pois qualquer descuido pode tirar a liderança da gente", afirma Shamell.
O próximo jogo do Pinheiros no NBB será contra São José, no dia 29/03. "Será um confronto direto pela liderança e temos que encarar como uma final", acrescentou Marquinhos.
Interligas: Entre os dias 20 e 22 de março o Pinheiros vai a Uberlândia, para a disputa da primeira fase do Torneio Interligas. Os adversários da equipe paulista serão os argentinos Libertad e Lanús, além dos donos da casa, Uberlândia.