Esporte & Cia

Thursday, Oct 31st

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Pinheiros vence e avança rumo à liderança do NBB

E-mail Imprimir PDF

O Pinheiros conquistou uma vitória muito importante, na segunda-feira (12/12), diante do Limeira, fora de casa, por 77 a 73, em partida adiada válida pela sexta rodada. Com o resultado, o time da capital de São Paulo chegou ao sexto triunfo em sete jogos disputados (85,7% de aproveitamento) e está a apenas uma vitória do líder do NBB, o Flamengo (87,5%).

Os destaques do Pinheiros foram o ala/armador Paulinho Boracini e o ala/pivô Olivinha, que anotaram 21 pontos cada um. Essa foi a mesma quantidade de pontos que o ala Diego anotou, sendo o cestinha pelo lado do Limeira. O time do interior de São Paulo teve ainda o destaque do pivô Diego Alemão, que marcou um duplo-duplo de 18 pontos e 12 rebotes.

Como todo jogo envolvendo Limeira e Pinheiros, o equilíbrio foi marcante. No primeiro quarto, as defesas prevaleceram, mas rapidamente, na etapa seguinte, os ataques de ambas as equipes se encaixaram. Pelo lado do Pinheiros, Paulinho Boracini e Olivinha chamaram a responsabilidade e anotaram 17 dos 20 pontos do time paulistano no segundo período. Porém, o ala Diego também estava inspirado e contribuiu para que o time da casa levasse o jogo empatado para o intervalo, por 35 a 35.

Diego continuou sendo a referência do Limeira no terceiro quarto. Com três bolas de três pontos, o ala levantou o ginásio Vô Luccato. No entanto, o Pinheiros, como um todo, aproveitou melhor as oportunidades ofensivas e conseguiu abrir uma pequena vantagem no final do período (57 a 51).

A vantagem não intimidou o time da casa, que continuou buscando a vitória. O Limeira ficou atrás por apenas dois pontos durante, praticamente, todo o período. Com 21 segundos para o final, o ala/armador do Limeira, Ronald Ramon, acertou dois lances livres que deixaram sua equipe em desvantagem por 73 a 71. No ataque seguinte, foi a vez de Paulinho Boracini ir para a linha, convertendo ambos os arremessos e ampliando a vantagem para quatro (75 a 71). Com menos de 12 segundos no relógio, os mandantes tiveram a chance de encostar no placar novamente, mas Ramon errou o arremesso de 3 pontos, eliminado qualquer chance de virada.

"Tivemos um ritmo diferente do que estamos acostumados a impor, fomos mais lentos em quadra hoje, mas isso também era importante para segurar toda pressão que eles fizeram", comentou o técnico do Pinheiros, Claudio Mortari. "Foi uma vitória extremamente importante dentro do campeonato. Conseguimos vencer um adversário difícil e fora de casa. Estou muito satisfeito com o resultado", completou.

O Pinheiros volta às quadras nesta quinta-feira, em casa, às 19h, diante do Brasília. Já o Limeira recebe o Itabom/Bauru, às 20h.

Dois jogos nesta terça

O bicampeão Brasília vai em busca de sua quarta vitória consecutiva no NBB e encara o São José, nesta terça-feira, fora de casa. A partida, que será realizada no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos, às 20h, e é um confronto direto na briga por posição na tabela de classificação.

Brasília ocupa, atualmente, a sexta colocação, com cinco vitórias em sete jogos. São José vem logo atrás, em sétimo, com quatro triunfos em seis partidas disputadas.

Outro confronto direto por posição, nesta terça-feira, também as 20h,será entre o Joinville e o Minas Tênis Clube, no Centreventos Cau Hansen. Os catarinenses aparecem em 11º lugar, com duas vitórias em seis jogos, enquanto os mineiros estão em nono, com três triunfos em sete partidas.