A F-2000 Championship Series realizou neste fim de semana a primeira das duas rodadas duplas no circuito de Mid-Ohio, que abriu a reta final da temporada 2013 e rendeu ao brasileiro Roberto Lorena, duas colocações entre os 15 melhores e se mantendo em quarto lugar na briga pelo campeonato.
Esta foi a primeira oportunidade de Lorena na pista com o F-2000 (ele já havia competido com o F-1600), o que demandou um período rápido de adaptação e muito trabalho. "As atividades na quinta feira me ajudaram a recordar a pista e fazer alguns ajustes no traçado, mas o horário do treino, que foi realizado no final da tarde, acabou nos atrapalhando quanto ao acerto do carro. Seguimos por uma linha que parecia correta para o momento, mas as condições da pista nos treinos oficiais de sexta, principalmente a temperatura, eram muito distintas e acabamos perdendo muito tempo com o acerto", comenta.
Essa disparidade nas condições da pista apenas piorou com a chuva, o que, curiosamente, facilitou o trabalho de Lorena, que obteve um ótimo quarto lugar no grid, mas um pequeno erro o tirou o pódio: "O resultado da classificação de sábado foi uma surpresa para nós, pois consegui dar apenas duas voltas na pista. Todos os pilotos encontraram dificuldade em manter o carro na pista molhada devido a um material que havia sido passado no traçado, me incluindo na lista já que abandonei devido a uma batida após aquaplanar em uma das retas. Largando de P4 permaneci em P3 até a última volta, mas cometi um erro devido ao aslfalto molhado e terminei em P15."
Na rodada do domingo, um lugar entre os dez melhores no grid, que facilitou Lorena a marcar pontos importante na briga pelo caneco. "Durante a classificação de domingo ainda tivemos algumas limitações com o carro, me classificando apenas em P9. As mudanças que fizemos no carro para a corrida se mostraram muito boas, mas apenas por algumas voltas, pois o asfalto abrasivo de Mid Ohio não permite uma pilotagem muito agressiva. Em pouco tempo o rítimo de todos caiu e se equilibrou, tornando as ultrapassagens muito difíceis. Mantive as posições que ganhei no início, finalizando em P7, mas gostei bastante do resultado, pois vi uma grande evolução no carro, apesar de tardia. Também conseguimos ampliar a distância para o quinto colocado na tabela, o que dá mais tranquilidade", analisa.
A rodada não só serviu para Lorena se aproximar dos rivais na tabela (Tim Minor e Kyle Connery, vencedores deste fim de semana), mas, também, a identificar os problemas para que eles não se repitam. "A próxima etapa será neste mesmo circuito, então tentaremos aproveitar o que aprendemps neste final de semana para estar na frente desde o início das atividades", completa. As próximas corridas em Mid-Ohio acontecem nos dias 10 e 11 de agosto.