Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin completaram, hoje, o Abu Dhabi Desert Challenge, segunda etapa da Copa do Mundo FIA de Rally Cross Country, conquistando o décimo lugar no percurso da quinta-feira (11/04). A competição foi vencida pelo espanhol Nani Roma e o francês Michel Perin; na classificação geral a dupla do Divino Fogão Rally Team ficou em vigésimo-sétimo lugar, três posições à frente de Marcos Moraes e Du Sachs, que disputaram a T2, colocações que Varela e Gugelmin (atuais campeões mundiais desta categoria) consideraram excelentes diante dos problemas enfrentados pelas duas duplas. O campeonato prossegue no final do mês com o Sealine Cross Country Rally, no Qatar.
"A etapa de hoje foi bastante tranquila e rápida: em vários trechos conseguimos atingir velocidade superior a 160 km/h, tudo bem diferente dos dias anteriores", declarou Varela ao cruzar a rampa de chegada da competição, que reuniu mais de uma centena de competidores em quatro classes: automóveis, caminhões, motos e quadriciclos. Para o navegador Gustavo Gugelmin o foco agora é a etapa catariana, onde a dupla espera prosseguir o programa de adaptação à categoria T1, a mais importante do cross country internacional:
"Depois que conquistamos o título da T2 em 2012 pesamos os prós e os contras de duas opções: prosseguir nessa classe com o conhecimento que obtivemos ao longo do ano passado ou enfrentar um desafio maior e passar para a T1. O entusiasmo do Reinaldo definiu a nossa escolha."
Tomada a decisão Varela e Gugelmin estabeleceram um programa de aprendizado com os carros mais potentes e sofisticados e com padrão mais avançado de preparação. "As próprias equipes também trabalham de modo diferente e tudo isso está sendo levado em consideração a cada passo que damos nesta temporada", completa o piloto. A dupla desembarca amanhã em São Paulo e no fim de semana tira alguns dias de descanso "para se recuperar de umas competições mais desgastantes dos últimos tempos. Faltou pouco para superar as dificuldades que vivemos no Rally dos Faraós do ano passado", completou Gugelmin.
O resultado extraoficial da quinta etapa foi este:
1) Jean-Louis Schlesser (FRA) / Konstantin Zhilstov (RUS), Schlesser Original, 2h46’50"
2) Bernhard Tem-Brinke (NDL) / Mathieu Baumel (FRA), HRX Ford, 2h51’18"
3) Krystol Holowycz (POL) / Andres Schulz (GER), Mini All 4 Racing, 2h54’20"
4) Erik Van-Loon (NLD) / Rosegaar Wouter (NLD), HRX Ford, 2h54’37
5) Roma (ESP) / Michel Perin (FRA), Mini All 4 Racing, 2h57’01"
10) Reinaldo Varela (BRA) / Gustavo Gugelmin (BRA), Mitsubishi Pajero, 3h25’15"
A classificação final extraoficial da prova é a seguinte:
1) Nani Roma (ESP) / Michel Perin (FRA), Mini All 4 Racing, 16h38’02"
2) Jean-Louis Schlesser (FRA) / Konstantin Zhilstov (RUS), Schlesser Original, 17h05’00"
3) Bernhard Tem-Brinke (NDL) / Mathieu Baumel (FRA), HRX Ford, 17h47’54"
4) Erik Van-Loon (NLD) / Rosegaar Wouter (NLD), HRX Ford, 17h57’40"
5) Krystol Holowycz (POL) / Andres Schulz (GER), Mini All 4 Racing, 18´27’34"
27) Reinaldo Varela (BRA) / Gugelmin (BRA), Mitsubishi Pajero, 119h38’41"