Esporte & Cia

Friday, Apr 26th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Verdão vence a Fiorentina pela Copa EuroAméricas

E-mail Imprimir PDF

O Palmeiras bateu a Fiorentina, por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (30), no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, pela Copa EuroAmericana, e empatou a disputa entre Américas e Europa, 4 a 4. A definição do torneio acontecerá no próximo sábado, com o duelo entre Universitário, do Peru, e a própria Fiorentina, em Lima, às 19h (de Brasília), com transmissão ao vivo de Bandsports e Sports+.

Primeiro brasileiro a disputar a Copa EuroAmericana, o Palmeiras contou com o apoio de mais de 20 mil torcedores que foram prestigiar o histórico confronto contra a equipe italiana, na abertura das comemorações do centenário alviverde. A relação entre os dois clubes vem de longa data, com vários craques que atuaram pelos dois times - os principais foram Julinho Botelho e Edmundo.

"Fico muito feliz porque o Palmeiras jogou bem. Fez uma boa partida", avalia o técnico Ricardo Gareca, que aproveitou para analisar a boa estreia do meia argentino Allione.
"Ele estreou bem. Foi muito importante para o time. Aos poucos ele vai se adaptando melhor ao time e vai poder render mais.

Um dos destaques do jogo, ao marcar um bonito gol, o segundo da vitória, o atacante Leandro também foi elogiado por Gareca.

"O Leandro tem trabalhado muito. Com o gol que ele marcou, vai ganhar muita confiança para os próximos jogos e isso é muito importante para a equipe", comenta o treinador.

Aos 11 minutos, Joaquín fez boa jogada pela esquerda e rolou para Babacar. Com o gol livre, o atacante perdeu um gol incrível. Dois minutos depois, o Palmeiras deu o troco. Em um forte chute, o lateral-esquerdo Victor Luis abriu o placar, sem chances para o goleiro brasileiro Neto.

A Fiorentina tentava criar alguma coisa, mas, empurrado por sua torcida, o Palmeiras dominava e criava os melhores lances. Em um deles, aos 36, Leandro fez grande jogada, arrancou pela esquerda, o mapa da mina para o Verdão, e bateu no canto, sem chances para Neto: 2 a 0.

"Isso é muito treinamento para evoluir mais. Hoje consegui fazer o gol", comemora o lateral-esquerdo palmeirense.

Depois do intervalo, o jogo continuava movimentado. Com a boa vantagem no placar, o Palmeiras dominava as ações. Mas, com as alterações, a Fiorentina melhorou. Aos 19 minutos, Rossi fez grande lançamento para Pasqual, que bateu rasteiro e acertou a trave de Fábio. Bernardo, no minuto seguinte, obrigou Neto a fazer uma excelente defesa, mandado para escanteio.

Com a entrada de Rossi, a Fiorentina ganhou poder ofensivo e equilibrou as ações. Aos 27 minutos, em jogada de Babacar, Rossi descontou no Pacaembu: 2 a 1.

Mas o Palmeiras, com muita disposição, conseguiu segurar a reação da Fiorentina, garantiu a vitória para as Américas e comemorou com a sua torcida, levantando a taça Julinho Botelho, em homenagem ao ídolo que tanto fez por Palmeiras e Fiorentina.
No próximo sábado, Universitário, do Peru, e Fiorentina se enfrentam em Lima, na decisão da Copa EuroAmericana. Quem vencer dá o título para o seu respectivo continente.

"Estamos treinando para a temporada, e o Palmeiras já vem jogando. Isso fez a diferença no jogo, mas ainda temos mais uma partida e vamos tentar fazer um bom jogo", afirma o peruano Vargas, da Fiorentina.

Para o técnico Vincenzo Montella, a partida foi muito importante para ratificar a liderança do goleiro brasileiro Neto, capitão do time no duelo diante do Palmeiras.

"Foi muito importante tê-lo (Neto) como capitão, por tudo o que ele representa para o clube e por tudo o que ele pode ajudar em campo", conclui o treinador da Fiorentina.

Ficha técnica:
Palmeiras: Fábio, Weldinho, Wellington (Victorino), Marcelo Oliveira e Victor Luis; Josimar, Wesley (Mazinho), Mendieta (Bernardo) e Allione (Léo Cunha); Leandro e Érik (Patrik Vieira) Técnico: Ricardo Gareca
Fiorentina: Neto, Tomovic, Hegazy, Savic e Pasqual; Bakic (Piccini), Ilicic (Rossi), Matías Fernández (Matías Vecino) e Lazzari (Vargas); Joaquín (David Pizarro) e Babacar Técnico: Vincenzo Montella
Gols: Victor Luis, aos 13, e Leandro, aos 36 minutos do primeiro tempo; Rossi, aos 27 minutos do segundo tempo
Juiz:Raphael Claus (SP)
Cartões amarelos:Pasqual
Público: 21.316 presentes
Renda: R$ 921.192,50
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo

Pontuação atualizada da Copa EuroAmericana: Europa 4 x 4 Américas.
Cada jogo vale um ponto. Veja a relação a seguir:

20/07: Junior Barranquilla (Colômbia) 0 x 1 Monaco (França)
23/07: Atlético Nacional (Colômbia) 2 x 4 Monaco (França)
26/07: Estudiantes (Argentina) 0 x 1 Fiorentina (Itália)
26/07: Alianza Lima (Peru) 2 (9) x (8) 2 Valencia (Espanha)
27/07: San Jose Earthquakes (EUA) 0 (3) x 0 (4) Atlético de Madrid (Espanha)
29/07: Universidad Católica (Chile) 1 x 0 Valencia (Espanha)
30/07: América (México) 0 (3) x (2) 0 Atlético de Madrid (Espanha)
30/07: Palmeiras (Brasil) 2 x 1 Fiorentina (Itália)
02/08: Universitário (Peru) x Fiorentina (Itália), 19h

Formato da competição - O esquema de disputa é um dos diferenciais da Copa EuroAmericana: definidos os confrontos, os times se enfrentam em jogo único. Em caso de empate, a decisão vai para as penalidades máximas. A vitória concede um ponto para o continente que a equipe representar - e não para o time. Ou seja, ao final do torneio o título será concedido ao continente que mais pontuar. Em 2013, a Europa bateu as Américas por 6 x 2. Para este ano, espera-se uma reação dos representantes americanos.

O vencedor de cada duelo recebe uma placa oficial em homenagem ao sucesso alcançado naquela disputa. Ao final do torneio, a confederação de futebol do continente vencedor receberá o troféu ‘James Hogg’, cujo nome foi inspirado em um dos introdutores do esporte bretão nas Américas. A taça foi especialmente desenhada para a Copa EuroAmericana pela artista chileno-brasileira Carina Oliveira e esculpida pela escultora argentina Natalie Wiber, com inspiração no logotipo da competição e na rivalidade histórica entre as escolas futebolísticas europeia e americana.

Criada em 2013, a Copa EuroAmericana reuniu, naquela ocasião, três equipes europeias (Atlético de Madrid e Sevilla, da Espanha, e Porto, de Portugal) e oito da América do Sul (Estudiantes de La Plata, da Argentina, Universidad Católica, do Chile, Millonarios e Atlético Nacional, da Colômbia, Barcelona, do Equador, Sporting Cristal, do Peru, Deportivo Anzoatégui, da Venezuela, e Nacional, do Uruguai). A disputa aconteceu entre os dias 20 de julho e 4 de agosto, e todos os jogos foram realizados na América do Sul.

Além de Palmeiras e Fiorentina, disputam a segunda edição da Copa EuroAmericana os seguintes times: Atlético de Madrid (atual campeão espanhol), Monaco, Valencia (Espanha), América (México), Junior de Barranquilla e Atlético Nacional (ambos da Colômbia), San Jose Earthquakes (EUA), Universitário (Peru), Estudiantes (Argentina), Alianza Lima (Peru) e Universidad Católica (Chile).