Pouca gente sabe, mas, o primeiro brasileiro a correr na fórmula 1, não foi Emerson Fittipaldi e sim, um pacato cidadão boa gente, nascido em São Paulo - capital: Francisco Sacco Landi, mais
conhecido como Chico Landi.
Muito pouco se fala sobre ele, mas, a sua história é cheia de grandes realizações. Landi nasceu na capital paulista, em 14 de julho de 1907 e nos deixou em 7 de junho de 1989, faltando apenas cinco semanas para completar 82 anos de idade; vítima de insuficiência cardíaca. Seu corpo foi cremado e suas cinzas, espalhadas pelo autódromo de Interlagos, o qual, por sinal, chegou a administrar e, portanto, Chico Landi fez muito pelo automobilismo nacional também fora das pistas.
Uma das batalhas extra-pista de Landi, foi o trabalho incessante no sentido de trazer a fórmula 1 para o circuito paulista, o que acabou acontecendo em 1990, mas, o nosso eterno piloto número 1, já não estava mais entre nós e não pôde ver a realização do seu sonho.
O INÍCIO:
A iniciação de Chico Landi no mundo da velocidade foi pitoresca, isso porque, seu pai, o italiano Paschoal Landi, apreciava muito assistir as corridas dos carroceiros daquela época, no bairro de Santana, em São Paulo e, Chico, sempre o acompanhava. Depois da morte do pai, Landi começou se interessar mais pelo mundo da velocidade até que em 1934 comprou um Chevrolet 28 e na sua primeira temporada, disputou corridas em São Paulo e no Rio de Janeiro, atingindo vários resultados expressivos; dando início assim, à sua carreira como piloto de automobilismo.
De 1947 a 1957, Chico foi um dos mais famosos pilotos do velho continente, tendo participado de todas as grandes corridas da época, ao lado dos maiores nomes do automobilismo à época, tais como: Fangio, Ascari, Farina, Varzi e Villoresi.
CHICO LANDI NA FÓRMULA 1:
O primeiro brasileiro a disputar corridas da fórmula 1, participou de apenas seis Grandes Prêmios, entre 1951, 1953 e em 1956. Neste período, sua pontuação na categoria rainha do automobilismo mundial foi de 1,5 ponto e não ganhou nenhuma etapa. Seu melhor resultado foi um quarto lugar no GP da Argentina de 1956.
Landi correu pelas equipes Ferrari e Maserati e em 1952 fundou a própria equipe de fórmula 1, a Escuderia Bandeirantes, passando a competir em algumas provas na Europa com um Maserati, sendo que a melhor colocação que obteve foi um oitavo lugar.
Sua última participação na fórmula 1 aconteceu em 1956, quando dividiu o comando de um Maserati 250 F com o italiano Gerino Gerini. Depois disso, o primeiro brasileiro a pontuar na fórmula 1 correu por outras categorias até 1974, quando disputou a prova “25 Horas de Interlagos”, com um Maverick V8 Quadrijet nº. 4. Foi 3º colocado, junto com o filho Luiz Landi e Antônio Castro Prado.
Números de Chico Landi:
Grande Prêmio de Bari: vencedor em 1948 e 1952
Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro: vencedor em 1941, 1947 e 1948
Fórmula 1: GPs disputados: seis; Melhor colocação: quarto lugar em 1956