O segundo capítulo da decisão do NBB 7 acontecerá neste sábado (30/05). No Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP), às 10 horas (de Brasília), Bauru e Flamengo se enfrentarão novamente pela série melhor de três da Final do maior campeonato de basquete do país.
O duelo no interior paulista pode selar o campeão da temporada 2014/2015 do NBB. Na última terça-feira, ao lado de sua torcida, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, o clube da Gávea venceu o Jogo 1 pelo largo placar de 91 a 69, e agora está a uma vitória de conquistar seu terceiro título consecutivo, o quarto no total, da competição nacional.
"A expectativa é muito grande, a ansiedade é muito grande. É nossa terceira final consecutiva, temos uma grande equipe e fizemos um ótimo primeiro jogo lá no Rio. Agora queremos fazer as mesmas coisas. Nos preparamos para isso. Queremos marcar forte, atacar forte, fazer o coletivo funcionar bem. Quando jogamos juntos tudo dá certo e espero que continuemos com essa sequência de títulos que estamos", disse o ala rubro-negro Marquinhos.
Por sua vez, a equipe do interior paulista, que agora atuará como mandante, precisa vencer neste sábado para forçar o terceiro e decisivo confronto. Caso vença, Bauru empatará a série e levará a decisão do campeão do NBB 7 para o terceiro e decisivo jogo, marcado para o dia 06/06 (sábado), novamente no Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP).
"Em um playoff você perder de 1 ou 20 pontos é apenas uma derrota. Lá no Rio nós jogamos muito internamente, coisa que a gente não vinha fazendo durante toda a temporada, e isso acabou não deu certo. Erramos mais de dez bolas em baixo da cesta, o Flamengo foi muito feliz nos contra-ataques e isso foi frustrando o nosso time e não conseguimos a reação", disse o armador Ricardo Fischer, atleta mais efetivo do Bauru no Jogo 1, com 20 pontos e oito assistências.
"O processo de recuperação mental já começou no vestiário da HSBC Arena. Nossa equipe é muito experiente e não se deixou abvalar pelo resultado do Jogo 1. Conversamos bastante nesses dias e estamos muito confiantes para o jogo de amanha (sábado)", completou o camisa 5 bauruense.
Para largar na frente e dar um passo importante rumo ao título, o Flamengo dominou o Jogo 1 do começo ao fim. Logo nos cinco minutos iniciais do duelo, o time dirigido pelo técnico José Neto abriu dez pontos de frente e em momento nenhum permitiu reação aos bauruenses. Durante o terceiro quarto, a vantagem flamenguista chegou a ser de 33 pontos e apenas na parcial final os paulistas conseguiram um bom rendimento ofensivo, mas já era tarde demais.
"É nítido que Bauru sabe o que errou no primeiro jogo e entrará em quadra com muita força e atitude para poder vencer. Eles têm jogadores experientes, que sabem ser campeões, já que mostraram isso ao longo da temporada, então se nós nos acomodarmos com a vantagem temos grandes chances de perder esse Jogo 2, pois Bauru não tem escolhas a não ser vir com tudo que tem. Vamos entrar firmes, focados, para sair de quadra com a vitória", disse o ala/armador flamenguista Benite.
Com a vitória por 22 pontos de diferença, o clube carioca superou sua própria marca e estabeleceu o mais largo triunfo da história da Final do NBB. No NBB 1, o Flamengo venceu o jogo 3 da série diante do Brasília por 21 pontos de diferença (99 a 78), até então a maior vitória da decisão do principal campeonato de basquete do país.
"Fizemos uma análise do primeiro jogo e em cima disse fizemos pequenos ajustes nos treinos. Temos um planejamento e existe uma resposta da equipe adversária. Veremos a resposta que eles (Bauru) dão e assim estabeleceremos um plano de jogo. A essência da tática é basicamente isso que temos planificado e tiraremos um bom proveito disso", analisou o técnico do Flamengo, José Neto.
Por ter feito melhor campanha na fase de classificação, Bauru atuará como mandante no Jogo 2 e também no Jogo 3, caso necessário. Como o Ginásio Panela de Pressão não atende aos pré-requisitos da LNB (Liga Nacional de Basquete) para sediar uma partida da Final do NBB, a equipe do técnico Guerrinha escolheu o Ginásio Neusa Galetti, em Marília, cidade localizada a 107 KM de Bauru (107 KM), para ser sua casa na decisão.
"Em todos os campeonato que disputamos na temporada enfrentamos vários momentos desse jeito que não podíamos perder, inclusive na última série contra Mogi. Temos que mostrar novamente a força da nossa recuperação, a gente já conversou bastante, não precisamos provar nada para ninguém do que a gente é capaz, vamos lutar ao máximo para sair do Jogo 2 com a vitória ", disse o pivô Murilo, do Bauru.
"Vou pro jogo. Não estou 100%, manquei um pouco no treino e acabei ficando um pouco tempo para descasar. Não tem essa de dor, de lesão. A hora que acabar o campeonato eu me recupero. Se eu tivesse esse lesão durante a fase de classificação eu ficaria de fora por dez dias, porém Final é Final e não tem como ficar de fora", completou o atleta que sofreu uma torção no tornozelo esquerdo no Jogo 1.
A partida acontece neste sábado. Em caso de vitória do Bauru, o Jogo 3 acontecerá novamente em Marília (SP), no sábado seguinte (06/06).
"Temos que levar as experiências que já passamos para a quadra. Atuaremos ao lado de nossa torcida e temos que entrar em quadra com a cabeça boa. A derrota por 22 pontos já passou e agora temos que fazer valer o nosso mando de quadra. Batalhamos a temporada inteira para ter essa vantagem na decisão e agora é a hora de fazer isso valer. Temos que entrar com um pouco mais de intensidade e diminuir o número de contra-ataques do Flamengo", concluiu Ricardo Fischer.
Confira o calendário completo da Final do NBB 7:
- Terça-feira (26/05)
Jogo 1 - Flamengo 91 x 69 Bauru
- Sábado (30/05)
10h - Jogo 2 - Bauru x Flamengo (Ginásio Neusa Galetti - Marília)
- Sábado (06/06)
10h - Jogo 3* - Bauru x Flamengo (Ginásio Neusa Galetti - Marília)