Foi uma partida equilibrada e com diversas alternâncias no placar. Mas no final das contas foi o Sport Club do Recife quem levou a melhor. Mesmo diante do experiente Rio Claro Basquete, então líder da Liga Ouro 2014, a jovem equipe pernambucana se apresentou melhor nos minutos finais e venceu o duelo realizado em seus domínios, no Ginásio Marcelino Lopes, no Recife (PE), na manhã deste domingo, pelo placar de 72 a 63.
Com pouco menos de quatro minutos para o término da partida, os pernambucanos estavam um ponto atrás (58 a 57). Foi então que a equipe elevou seu nível de atuação dos dois lados da quadra e, depois de uma expressiva sequência de 15 pontos contra apenas dois dos rivais, garantiu seu segundo triunfo em cinco partidas disputadas na Divisão de Acesso ao NBB (40% de aproveitamento).
Os destaques da vitória rubro-negra ficaram por conta dos alas Luizinho, que saiu do banco de reservas e foi o cestinha da equipe, com 12 pontos, e de Breno, com 11 pontos, e Wesley, também responsável por 11 pontos, sendo oito no último quarto. Quem também apareceu bem foi o armador Carioca, autor de oito pontos, sendo seis deles nos minutos finais do duelo, seis rebotes e quatro assistências.
Pelo lado da equipe do interior paulista, os principais atletas em quadra foram os alas Caio e Luisinho, com 18 e 13 pontos, respectivamente, e o experiente pivô Estevam, que marcou 14 pontos e apanhou 12 rebotes para registrar o único duplo-duplo do jogo.
Com a derrota, Rio Claro perdeu a liderança da Liga Ouro 2014. Agora, a equipe dirigida pelo técnico Marcelo Tamião soma três triunfos em cinco partidas disputadas (60% de aproveitamento) e foi momentaneamente ultrapassada pelo Lins Basquete, que só entrará em quadra nesta segunda-feira e ainda soma três resultados positivos em quatro jogos realizados (75% de aproveitamento).
Sport e Rio Claro voltam a se enfrentar nesta segunda-feira, novamente na capital pernambucana, às 20 horas (de Brasília).
Duelo de irmãos marca confronto entre Lins e Campo Mourão
No outro duelo que agitará a terceira semana de disputas da Liga Ouro 2014, duas famílias estarão com o coração dividido. Lins Basquete e Campo Mourão Basquete medirão forças em um duelo que colocará frente a frente dois pares de irmãos.
Manuil, do time paulista, e Marcos Yiyo, do esquadrão paranaense, são irmãos, assim como os alas Borracha, da agremiação linense, e Lima, da equipe do Sul do país. Então, o clima familiar tomará conta do dois jogos que serão disputados no interior do Estado de São Paulo.
"Vai ser a primeira vez que vamos nos enfrentar. Conversei com a minha mãe e ela está arrepiada, não quer nem saber desse jogo (risos). Vai ser uma experiência diferente, já que somos dois pivôs e inevitavelmente vamos marcar um ao outro. Sempre tentamos evitar o confronto entre nós, mas dessa vez não vai ter jeito e tenho certeza que será algo muito diferente para mim", declarou Manuil, um dos atletas mais experientes do elenco do Lins.
"Já jogamos juntos, mas esta será a primeira vez que vamos nos enfrentar. Vai ser uma experiência diferente, já que conheço bastante o jogo dele. Espero que vença melhor e que a gente saia do jogo ainda se falando (risos)", concordou Yiyo, que ganhou este apelido na época em que atuava no basquete espanhol, por conta de seu sobrenome (Egídio).
O primeiro duelo entre Lins e Campo Mourão acontece nesta segunda-feira, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Municipal de Esportes João Santos Meira, no interior paulista. No dia seguinte, no mesmo horário e novamente em solo linense, as equipes voltam a se enfrentar.
Confira todos os jogos da terceira semana de disputas da Liga Ouro 2014:
- 23/03 (domingo)
Sport Club do Recife 72 x 63 Rio Claro Basquete
- 24/03 (segunda-feira)
20h - Sport Club do Recife x Rio Claro Basquete
20h - Lins Basquete x Campo Mourão Basquete
- 25/03 (terça-feira)
20h - Lins Basquete x Campo Mourão Basquete