O Centro de São Paulo ficará mais bonito neste domingo, dia 11 de março, a partir das 9h. O motivo é a realização do Sampa Bikers Mulher, uma pedalada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que também marcará uma ação especial em busca da paz no trânsito paulistano. No encontro das avenidas Ipiranga e São João as ciclistas entregarão flores aos motoristas, pedindo paz no trânsito e que sejam mais gentis. A ideia é fazer um bloqueio com suas bicicletas na esquina mais famosa da capital. A largada será na Rua Guainases, 1238, Campos Elísios e todas as 100 participantes estarão vestidas de rosa.
O objetivo é conscientizar os motoristas paulistanos sobre o respeito aos ciclistas e a todos os envolvidos no trânsito. Outro momento de destaque será a passagem pela Praça da Sé onde, na escadaria da Igreja da Sé, as participantes pedirão mais ciclovias.
A iniciativa terá também um caráter beneficente, com arrecadação de produtos de higiene pessoal, maquiagem em geral e bijuterias, como forma de inscrição. Estes materiais serão destinados à Fundação Francisca Franco - entidade que atende mulheres que sofreram violência doméstica. Mas o evento não será apenas de protestos. A pedalada também será um gostoso passeio de 20 km pelas ruas históricas do Centro de São Paulo.
"A ideia e agitar o Centro no domingo. De uma forma legal e divertida, chamar a atenção para estes problemas que prejudicam o dia a dia de todos. São diversas as formas de agressão que os ciclistas sofrem, assim como as mulheres, e este evento também quer alertar para isso, de maneira pacífica", diz Paulo de Tarso, presidente do Sampa Bikers.