Começou nesta sexta-feira em Miami, EUA, o Campeonato Norte Americano de 49er FX. A dupla brasileira Martine Grael e Kahena Kunze conquistou dois primeiros e um segundo lugares e lidera a competição. O evento segue até domingo e serve como prévia para a segunda etapa da Copa do Mundo de Vela, a Miami OCR, que será disputada entre os dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro.
"Apesar do vento fraco, fizemos uma primeira regata espetacular, chegando praticamente uma perna na frente da segunda colocada. As outras regatas também foram boas e achei o nosso resultado bastante satisfatório para um primeiro dia. Mas ainda tem gente que não está aqui e não sabemos qual será o nível da próxima competição. Por isso temos que ficar com os pés no chão, sem grandes comemorações", disse Martine.
A dupla ainda está se adaptando ao barco, alugado nos EUA, que tem um design diferente do que estavam acostumadas a velejar. O casco arredondado do 49er FX e o fato de se velejar em pé, pendurado pelo trapézio, deixa a velejada bem mais radical. A classe, que foi escolhida pela Federação Internacional de Vela (ISAF) para fazer parte do programa das próximas duasolimpíadas, é nova no mundo e por isso ainda é cedo para predizer quais são as duplas favoritas.
Desde que se juntaram, no final de 2012, Martine e Kahena têm treinado quase todos os dias na baía de Guanabara. No último ciclo olímpico, a filha do multimedalhista Torben Grael velejou ao lado de IsabelSwan na classe 470 e juntas elas conquistaram a vaga para o Brasil nas Olimpíadas de Londres. Ao lado da proeira Kahena, sua amiga de longa data, Martine conquistou o Mundial da Juventude da Isaf em 2009.