Thiago Pereira de olho no Sul-Americano em Belém

Imprimir

O nadador Thiago Pereira competirá pela primeira vez no Brasil em 2012, no Campeonato Sul-Americano de Natação, a partir do dia 14 deste mês, em Belém (PA). Depois de estrear na temporada olímpica no GP de Missouri, nos Estados Unidos, em fevereiro, e ter participado de um período de três semanas de treinos na altitude de San Luís Potosí, no México, o atleta vai testar, mais uma vez, a nova estratégia nas provas do medley, que reúnem os quatro estilos da modalidade (borboleta, costas, peito e crawl).

O trabalho de seis meses com o treinador Alberto Silva no Brasil, segundo o representante do Corinthians, vem surtindo efeito, principalmente na parte de força para passar as quatro piscinas com potência e velocidade, sem cansar na reta final. "A ideia é começar a prova na mesma intensidade gastando menos energia e chegar no crawl mais forte e com energia. Essa estratégia deu certo em Missouri. Os treinos de força realizados no Brasil com a equipe do P.R.O. 2016 são importantes nesse processo", explica o atleta patrocinado pela Arena e pelos Correios.

Normalmente mais rápido nos três primeiros estilos do medley (borboleta, costas e peito), no Missouri Thiago foi rápido também no trecho final, no nado crawl, passando a última piscina na casa dos 28s. Ficou com a medalha de ouro fechando a distância em 1min59s91. "Geralmente, terminava o crawl em 29 segundos ou mais. Nos Estados Unidos, consegui melhorar sensivelmente essa marca. O objetivo é continuar com essa eficiência e atingir o meu máximo na competição olímpica. Se tivesse nadado nesse estilo teria alcançado uma medalha".

Para chegar a esse nível de excelência, Thiago Pereira e seu treinador, Alberto Silva, mantêm uma rotina pesada de atividades de segunda a sábado, com duração total de seis horas diárias. O atleta do Corinthians chega ao Sul-Americano de Belém ainda na primeira fase de sua preparação para a temporada 2012, no chamado bloco de força. A segunda fase é mais técnica e irá até o final do Maria Lenk, em abril. O processo será repetido em maio.

"A intenção é melhorar o miolo e o final de prova do Thiago. Além disso, podemos trabalhar mais precisamente a velocidade das viradas. Esses detalhes fazem muita diferença", analisa o treinador Alberto Silva. O brasileiro e sua equipe darão continuidade à preparação para os Jogos de Londres/2012 no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), no Ibirapuera, em São Paulo.