No Dia Internacional da Mulher, várias ações e campanhas pipocaram por todo o país e claro, tudo isso, nos faz refletir sobre o verdadeiro papel da mulher em nossa sociedade.
De um modo geral, a mulher no Brasil tem sido muito mal tratada em quase todos os setores. Na hora de procurar um trabalho é difícil, principalmente se estiver grávida - neste caso é particularmente impossível. No lar, vemos sendo castigadas pelos seus próprios maridos (felizmente não são todas as famílias brasileiras que sofrem com a violência doméstica), mas, boa parte delas está mergulhada neste abismo social, muitas vezes provocado pelo alcoolismo.
Mas, o Dia Internacional das Mulheres é para ser comemorado sim, porque ele é um marco, uma data em que todos temos a oportunidade de rever nossos conceitos, nossas visões a respeito do Universo Feminino. Há ainda preconceito de toda espécie e de ambos os lados, tanto de homens para mulheres, quando de mulheres para homens e até mesmo dentro do mesmo sexo, mas é preciso sim levantar a bandeira da paz para que o Brasil cresça obedecendo sua Lei número 01, registrada na bandeira nacional: ORDEM E PROGRESSO.
Brasileiros que se envolvem nessas campanhas, públicas ou privadas, precisam sim de nosso aplauso, do nosso carinho, da nossa atenção. Em Praia Grande, litoral de São Paulo, um grande público, feminino, prestigiou a Campanha da Saúde realizada pela rede de drogarias Poupafarma, na manhã da quinta-feira (8/3). Em parceria com o Sesc e Prefeitura, a tenda foi armada na areia, em frente ao Centro de Lazer dos Comerciários e atraiu mais de 500 mulheres.
Durante a manhã de sol, as participantes tiveram atividades físicas e formaram uma grande fila para monitorar a saúde, com a aferição de pressão arterial, medição de glicemia, IMC. Também tinham à disposição de ‘quick massage’ e muitas participaram do bate-papo sobre orientação nutricional.
Ao final dos atendimentos eram ofertados botões de rosas. “Foi um grande sucesso, porque todos querem cuidar da saúde e esse serviço é importante para alertar”, afirmou o farmacêutico Antonio Vicente Guedes Duarte.
Animadas e ávidas por qualidade de vida, as participantes aprovaram a Campanha de Saúde Poupafarma. “Foi maravilhoso, porque podemos verificar como estamos de saúde. É sempre importante. E ainda teve o gesto lindo da rosa no final”, comentou Cleusa Oliveira, 57 anos. A campineira Elisangela Duarte, 38 anos, também gostou dos exames. “Cuidar da saúde é fundamental. Graças a Deus está tudo em ordem. Só vou fugir da balança (risos)”, brincou.
Também esta semana a Poupafarma realizou a iniciativa na capital paulista, no evento “Farmacêutico na Praça”, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, no Vão do Masp. “Foram 1.020 atendimentos e também palestras sobre câncer de pele. A meta é crescer cada vez mais”, afirmou Antonio Duarte.
Texto: Fábio Maradei / FMA Notícias
Adaptação: Cesar Leite / ESPORTE &CIA - BRASIL