A Toyota Racing experimentou altos e baixos no seu debute nas 24 Horas de Le Mans. A equipe terminou sua participação no evento, na 11ª hora. Apesar do resultado final, este foi um começo
impressionante na primeira corrida da equipe que viu os híbridos TS030 lutando na frente e atingindo o auge quando Nicolas Lapierre que compartilhou o carro número 7 com Alex Wurz e Kazuki Nakajima, assumiu a liderança com seis horas de corrida.
No entanto, a alegria da equipe ao ver o seu carro elétrico sendo muito competitivo, acabou devido a um forte acidente sofrido por Anthony Davidson, com o carro número 8. Stéphane Sarrazin e Sébastien Buemi dividiram o carro com Anthony.
Ele foi atingido por um outro carro, rodou e bateu nas barreiras de pneus na curva Mulsanne, que fica no final da reta de mesmo nome e onde os carros atingem mais de 330 km/h.
Depois de sair sozinho do carro, Anthony foi levado ao centro médico do circuito em estado de choque e dor nas costas. Apesar de não apresentar lesões óbvias, foi levado ao hospital para verificações que revelaram contusões em duas vértebras. Este tipo de lesão normalmente leva três meses para recuperar totalmente. O piloto permanecerá no hospital por 48 horas.
Depois do acidente, o safety car entrou na pista e quando as bandeiras verdes tremularam novamente, Kazuki Nakajima lutou arduamente pela liderança, mas, o piloto nipônico também não teve sorte, rodou, bateu em outro carro e danificou a parte traseira do seu Toyota.
Depois de voltar à pista, ainda foi obrigado a fazer um pit stop para mudar o alternador. A equipe também teve a oportunidade de substituir os freios traseiros. Alex assumiu a condução do Toyota, mas sofreu mais problemas que fizeram com que a equipe perdesse muito tempo nos boxes. A Toyota tentou ainda chegar até a bandeirada final, mas, uma falha de motor com quase onze horas de participação na corrida, forcou todos à difícil decisão de abandonar a prova, também com o carro número 7.
O presidente da Toyota, Yoshiaki Kinoshita, comentou o acontecido: "Corrida a motor é uma montanha russa mesmo. Experimentamos grande emoção ao ver Nicolas assumir a liderança em Le Mans, mas o acidente Anthony desanimou um pouco. Mas foi um alívio enorme ouvir que ele estava bem e isto é mais uma prova da força do monocoque TS030 HYBRID. Infelizmente na sequência o Kazuki também não teve sorte", lamentou Kinoshita.
Sébastien Buemi falou sobre o acidente: "Começamos muito bem. Perdemos um pouco de tempo para os líderes, mas ainda tínhamos um bom ritmo. Fiquei satisfeito com o desempenho e isto mostra que o carro é rápido, no entanto, o mais importante no momento é que o Anthony está bem. Infelizmente este tipo de incidente acontece no automobilismo", disse o ex-piloto de fórmula 1.
Ao final das 11 horas de participação nas 24 Horas de Le Mans 2012, o híbrido número 7 da Toyota que largou da quinta posição no grid e pilotado por Alex Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima, teve o seguinte rendimento na prova:
HORA / PILOTO / POSIÇÃO
Hora 1 (Alex): 3 (+44.655 s) / Hora 2 (Alex, Nicolas): 4 (+2 28.615secs min) / Hour 3 (Nicolas): 2 (+52.281 s) / Hora 4 (Nicolas): 3 ( 19.629secs +1 min) / hora 5 (Nicolas): 1 ª Hora / 6 (Nicolas, Kazuki): 2 º (+6.368 s) / Hora 7 (Kazuki): 19 (+8 voltas) / Hora 8 (Kazuki): 46o ( +25 voltas) / hora 9 (Kazuki, Alex): 47 (+29 voltas) / Hora 10 (Alex): 46 (+30 voltas) / Hora 11 (Alex): ABANDONOU (motor).
Veja também abaixo, o rendimento do híbrido 8 da Toyota que largou da terceira posição no grid. Este carro foi pilotado por Stéphane Sarrazin, Anthony Davidson e Sébastien Buemi e abandonou a prova na sexta hora de participação.
HORA / PILOTO / POSIÇÃO
Hora 1 (Stéphane): 4 (50,580 segundos) / Hora 2 (Stéphane, Sébastien): 5 (+2 42.705secs min) / Hour
3 (Sébastien): 3 ª (9.200secs 1min) / Hora 4 (Sébastien): 2 ( 16.333secs +1 min) / hora 5 (Sébastien, Anthony): 4 º (+1 lap / Hora 6 (Anthony): ABANDONOU (acidente).
Sobre a Toyota Racing no Campeonato Mundial da FIA Endurance:
A Toyota competiu pela primeira vez no Mundial de Enduro, em 1983, marcando o início de um longo período de participação em provas de resistência, incluindo-se Le Mans. Os carros da Toyota já correram em 13 edições das 24 Horas de Le Mans, com um total de 36 veículos participantes, com três pódios - todos em segundo lugar. Incluindo esses resultados, a Toyota terminou nove vezes entre os seis primeiros. Na qualificação, a Toyota largou quatro vezes da primeira fila, incluindo uma pole position.
Em 2012, a Toyota voltou com todo gas e vai participar em tempo integral com um carro híbrido LMP1, o HYBRID TS030. O chassi foi projetado e construído pela Toyota Motorsport GmbH (TMG), onde a equipe tem sua base. A TMG é a antiga sede da Rally Toyota Mundial e da equipe de Fórmula 1 e foi responsável pelo projeto e operação do TS020 da Toyota (GT-One) em Le Mans nos anos de 1998-99.
Texto: Alastair Moffitt / Toyota
Tradução e adaptação: César Leite / ESPORTE &CIA - Brasil | ANO XIII