O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha será a única arena esportiva da Copa do Mundo de 2014 a ser apresentado no "Greenbuilding Brasil", evento internacional que começa hoje em São
Paulo e aborda iniciativas na área de Sustentabilidade.
“Só o Mané Garrincha está buscando o Leed Platinum, certificação máxima para construções sustentáveis. Caso isso aconteça, ele será o primeiro estádio de futebol do mundo com esse reconhecimento”, ressaltou Ian McKee, consultor do U.S. Green Building Council, entidade responsável por conceder o selo.
A apresentação da Ecoarena será feita amanhã por McKee e ressaltará os aspectos do projeto, da obra e os próximos passos na parte operacional do estádio.
Durante a 4ª edição do evento, que segue até sexta-feira (30) na capital paulista, profissionais e acadêmicos da área mostrarão a importância da conscientização ambiental, da existência de políticas públicas de sustentabilidade e da capacitação profissional do ramo.
O estádio brasiliense foi inaugurado em maio deste ano e o projeto sustentável, que será concluído antes do Mundial de 2014, está em andamento.
“A parte de automação está sendo programada para tornar a operação mais eficiente, e estamos construindo a usina solar, que permitirá captação de energia solar para uso na própria arena”, explicou o consultor.
A área interna do edifício é apenas um dos vários itens avaliados pela Green Building Council e, por isso, o entorno do Mané Garrincha também foi projetado para atender aos requisitos sustentáveis, com características que incluem captação e aproveitamento de 100% de água da chuva e plantio de vegetação diversificada nos arredores.