A 1ª fase da Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer

Imprimir

O crescimento do esporte em todo o mundo e o aparecimento de novas seleções (que investiram na qualificação das suas comissões técnicas, nos campeonatos nacionais, no intercâmbio e na estrutura para treinos) farão com que a edição da Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer 2013 seja uma das mais equilibradas de todos os tempos.

Pelo menos é isso que pensa a maioria dos jogadores da Seleção Brasileira que se prepara em Vitória, no CT do Rio Branco, na Praia de Camburi, para a competição, que acontecerá no Taiti no mês que vem. E dentro deste prisma, as dificuldades serão encontradas logo na primeira fase.

O Brasil está no Grupo C, juntamente com Irã, Senegal e Ucrânia. A Seleção Brasileira faz sua estreia no dia 18 de setembro contra o Irã. Ainda na primeira fase, enfrenta a Ucrânia, dia 20/09; e o Senegal, dia 22/09.

Para o defensor Bueno, o Brasil terá que entrar muito concentrado em todas as partidas, mas, principalmente na estreia contra o Irã.

"Se vencermos certamente ganharemos mais confiança para os próximos jogos. Mas sabemos que as dificuldades serão imensas. Pode ter certeza, todas as seleções melhoraram em relação ao último Mundial. Basta ver que países tradicionais no esporte não conseguiram passar nas Eliminatórias", comentou.

"Enfrentamos atletas ucranianos pelo campeonato russo. São jogadores que controlam muito a bola. É um jogo meio chato, até mesmo feio de se ver, mas, às vezes dá resultado. E os outros, Irã e Senegal não sabemos muito sobre o estilo deles, mas vamos estudá-los por meio de vídeos. Sabemos que são equipes fisicamente fortes, de correria e pegada. Não possuem muita técnica, mas não podemos dar brecha porque senão o jogo pode ficar complicado", disse o atacante Jorginho.

"Teremos uma chave complicada. O Senegal fez uma Eliminatória na África muito boa, a Ucrânia é uma das potências hoje da Europa. Em 2011, o Brasil, se não me engano, ganhou desta seleção nos pênaltis. O time é forte e os jogadores sabem finalizar, jogam o ano todo na Europa. E o Irã é o campeão atual da Ásia", avaliou o goleiro Cesinha.

"É uma chave dura. O Irã tem treinador brasileiro e conhece nossa escola. A Ucrânia conheço bem dos meus três anos de beach soccer russo. São técnicos e obedecem o padrão de jogo. E Senegal tem muita força física. Se "encaixar" o jogo pode complicar", avaliou Bruno Xavier.

O grupo do técnico Júnior Negão treinará nas areias da capital do Espírito Santo até o dia 22 deste mês.

Do dia 27 de agosto até o dia 12 de setembro (data prevista para o embarque), os treinos deverão acontecer no Rio de Janeiro. Negão divulga a lista dos 12 selecionados que vão ao Taiti no dia 4 de setembro.