Rossi se despede da Manor com um 18º lugar no Brasil

Imprimir

Enquanto as equipes de ponta da fórmula 1 prosseguem sua luta por pontos e com o foco determinado em terminar o ano na melhor classificação possível no campeonato de marcas e pilotos, as equipes que não estão tendo grande destaque se viram como podem.

No caso da Manor Marussia, o Grande Prêmio do Brasil disputado no último domingo (15/11) teve ingredientes bem amargos. Ambos os carros ficaram nas últimas posições, com o ingles Will Stevens em 17º e o americano Alexander Rossi em 18º. Se isso servir de consolo, pelo menos os dois carros permaneceram até o fim da prova.

Para o norte-americano Alexander Rossi que largou da 17ª posição no grid de largada, esta foi a quinta e última corrida pilotando um fórmula 1. O piloto estreou este ano na Marussia, no Grande Prêmio de Cingapura e a julgar pelo que vem apresentando, tem grande esperança de continuar no ano que vem, contudo, Rossi não participará da próxima corrida de F1. Ele retorna à GP2, para correr pela Racing Engineering.

O chefe da equipe Manor Marussia, John Booth, elogiou o norte-americano: "Acho que Will teve um dia muito mais agradável do que Alexander. Alex enfrentou problemas com o equilibro do carro, mas lutou do início ao fim. Para Abu Dhabi, Alex está de volta com a Racing Engineering focando posição no campeonato do seu time GP2, mas eu gostaria de elogiá-lo pelas cinco corridas muito fortes com a gente e foi um prazer tê-lo por perto".

Já Alexander Rossi não exitou em mostrar seu descontentamento com a corrida no Brasil. "Hoje não foi o meu dia. Olhando para trás, as cinco corridas que eu tive desde Cingapura, posso me considerar satisfeito. Foi uma experiência totalmente positiva e agora estou pronto para finalizar meus planos para 2016. Quero agradecer a todos da Manor Marussia e meus patrocinadores pela oportunidade incrível, e agora fico ansioso para poder pilotar mais no ano que vem", disse.

Confira a NOVA classificação após desclassificação de Felipe Massa
GP DO BRASIL 2015:

1. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 71 voltas
2. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 7s7
3. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) -  a 14s2
4. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 47s5
5. Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 1 volta
6. Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - a 1 volta
7. Daniil Kvyat (RUS/Red Bull) - a 1 volta
8. Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 1 volta
9.  Max Verstappen (HOL/Toro Rosso)  - a 1 volta
10. Pastor Maldonado (VEN/Lotus) - a 1 volta
11. Sergio Perez (MEX/Force India) - a 1 volta
12. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - a 1 volta
13. Felipe Nasr (BRA/Sauber) - a 1 volta
14. Jenson Button (ING/McLaren) - a 1 volta
15. Fernando Alonso (ESP/McLaren) - a 1 volta
16. Marcus Ericsson (SUE/Sauber) - a 2 voltas
17. Will Stevens (ING/Manor) - a 4 voltas
18. Alexander Rossi (EUA/Manor) - a 4 voltas

NÃO COMPLETOU
Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso)

DESCLASSIFICADO
Felipe Massa (BRA/Williams)

A CORRIDA:

Aconteceu neste domingo (15/11) o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 - 2015 penúltima etapa do campeonato. O vencedor foi o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, com Lewis Hamilton em segundo e Sebastian Vettel, da Ferrari, em terceiro. Rosberg tem agora 297 pontos no campeonato de pilotos, contra 363 de Hamilton (1º) e 266 de Sebastian Vettel (3º).

"Uau,... outra grande vitória na frente de uma multidão! Estou muito feliz com isso - especialmente neste grande circuito com toda essa história, o que traz uma diversão extra. Foi um fim de semana perfeito para mim. Consegui controlar a corrida o tempo todo e venci com uma margem confortável de Lewis no final", disse o piloto alemão que concluiu seu raciocíno falando sobre o desempenho no campeonato e os atentados em Paris...

"A equipe fez uma boa decisão de mudar para uma corrida de três paradas, já que sentimos que os pneus do carro de Lewis deterioravam muito rapidamente. Estou ansioso agora para Abu Dhabi. Foi bom também ter assegurado a P2 no Campeonato - à frente de Sebastian hoje - mas essa nunca foi realmente a minha ambição. Eu quero ser o primeiro, mas este ano meu desempenho não foi suficientemente alto. Eu quero lembrar neste momento também que temos de colocar o nosso esporte em uma perspectiva diferente após o incidente em Paris. Meus pensamentos estão com as famílias e os amigos das pessoas envolvidas".

Rosberg tem agora 297 pontos no campeonato de pilotos, contra 363 de Hamilton (1º) e 266 de Sebastian Vettel (3º).

A DESCLASSIFICAÇÃO DE FELIPE MASSA

Quanto aos brasileiros, Felipe Massa terminou em oitavo, porém, sua corrida ficou pendente de apuração. O brasileiro estaria sendo investigado pelos comissários devido a irregularidades na medição de pressão dos pneus de sua Williams. Um dos pneus estaria com temperatura e pressão acima do máximo determinado pela Pirelli - segundo a FIA os números seriam (27ºC e 0,1psi acima).

Horas depois, foi confirmada a desclassificação. Os dados coletados pela FIA no grid de largada, apontaram que o pneu traseiro direito da Williams de Massa estava com temperatura de 137ºC e o limite seria de 110ºC. A pressão também estava mais alta que os 20.5psi estabelecidos como o teto pela Pirelli e a diferença encontrada foi confirmada. Felipe Nasr - da Sauber - acabou ficando em 14º lugar no GP do Brasil 2015 e com Massa desclassificado, subiu para 13º.

ROSBERG DE PONTA A PONTA:

Na largada, o pole position Nico Rosberg (Mercedes/ALE) segurou posição e o mesmo aconteceu com o atual campeão, Lewis Hamilton que se manteve em segundo lugar.

Depois de seis voltas, as posições começaram a ficar mais definidas para o restante da corrida: 1 Rosberg - 2 Hamilton - 3 Vettel - 4 Räikkönen - 5 Bottas - 6 Hülkenberg 7 Kvyat - 8 Massa - 9 Pérez - 10 Verstappen - 11 Nasr.

Na 14ª e 15ª voltas, as equipes começaram fazer as primeiras trocas de pneus. Na volta 14, o líder da prova, Nico Rosberg entrou primeiro e não fez um bom tempo. Na sequência, Lewis Hamilton entrou para trocar pneus, mas, na volta não conseguiu tomar o lugar do líder.

Na volta 18 a Ferrari avisou pelo rádio, o piloto Kimi Raikkonen que foi mudada a estratégia de mudança de pneus.

Com 22 voltas completadas, a situação era a seguinte: 1 Rosberg/Mercedes 2 Hamilton/Mercedes 3 Vettel/Ferrari 4 Räikkönen/Ferrari 5 Bottas/Williams 6 Hülkenberg/Force India 7 Kvyat/Red Bull 8 Massa/Williams 9 Pérez/Force India 10 Verstappen/Toro Rosso 11 Nasr/Sauber 12 Ericsson/Sauber 13 Grosjean/Lotus 14 Maldonado/Lotus 15 Button/McLaren 16 Rossi/Manor 17 Stevens/Manor 18 Ricciardo/Red Bull 19 Alonso/McLaren 20 Sainz Jr./Toro Rosso.

Ainda na volta 22, Felipe Massa ultrapassou Maldonado que não tinha parado, assumindo a oitava posição. Já o outro brasileiro, Nasr, da Sauber também conseguiu ultrapassagem na volta 24 sobre Jenson Button, da McLaren, passando para 14º. Maldonado só parou para trocar pneus na volta 26.

Na volta 32, a situação era esta: 1 Rosberg/Mercedes 2 Hamilton/Mercedes 3 Vettel/Ferrari 4 Räikkönen/Ferrari 5 Bottas/Williams 6 Hülkenberg/Force India 7 Kvyat/Red Bull 8 Massa/Williams 9 Pérez/Force India 10 Verstappen/Toro Rosso 11 Grosjean/Lotus 12 Nasr/Sauber 13 Ericsson/Sauber 14 Maldonado/Lotus 15 Button/McLaren 16 Rossi/Manor 17 Stevens/Manor 18 Ricciardo/Red Bull 19 Alonso/McLaren 20 Sainz Jr./Toro Rosso.

Na volta 39, Felipe Massa foi para os boxes. O brasileiro corre atrás do seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, que está em quinto lugar na corrida. No retorno dos boxes, Massa caiu de oitavo para nono, atrás do russo Kvyat ,da Red Bull.

Veja como estava a situação na volta de número 42: 1 Rosberg/Mercedes 2 Hamilton/Mercedes 3 Vettel/Ferrari 4 Räikkönen/Ferrari 5 Bottas/Williams 6 Hülkenberg/Force India 7 Kvyat/Red Bull 8 Massa/Williams 9 Grosjean/Lotus 10 Verstappen/Toro Rosso 11 Pérez/Force India 12 Ericsson/Sauber 13 Maldonado/Lotus 14 Button/McLaren 15 Rossi/Manor 16 Nasr/Sauber 17 Stevens/Manor 18 Ricciardo/Red Bull 19 Alonso/McLaren 20 Sainz Jr./Toro Rosso.

Felipe Massa conseguiu voltar à oitava posição, na volta de número 45, quando ultrapassou Maldonado. Enquanto isso, o líder Rosberg tinha vantagem de dois segundos sobre Lewis Hamilton, que fez o melhor tempo na corrida na volta 46: 1min15s304. Aesta altura, apenas um piltoto deixou a prova: o espanhol Sainz Jr., da Toro Rosso.

Veja a situação da corrida após 52 voltas: 1 Rosberg/Mercedes 2 Hamilton/Mercedes 3 Vettel/Ferrari 4 Räikkönen/Ferrari 5 Bottas/Williams 6 Hülkenberg/Force India 7 Kvyat/Red Bull 8 Massa/Williams 9 Grosjean/Lotus 10 Verstappen/Toro Rosso 11 Pérez/Force India 12 Ricciardo/Red Bull 13 Alonso/McLaren 14 Button/McLaren 15 Nasr/Sauber 16 Maldonado/Lotus 17 Ericsson/Sauber 18 Rossi/Manor 19 Stevens/Manor 20 Sainz Jr./Toro Rosso.

Neste momento da corrida, entrre as voltas 50 e 55, os dois pilotos da Mercedes (Rosberg/Hamilton), competem entre si, cada um fazendo a melhor volta em sequência. Na volta 51, Rosberg fez 1min15s149, mas Hamilton respondeu logo depois, na 52 - com 1min14s832.

Mais dez voltas e a situação da corrida era quase a mesma: Volta 62: 
1 Rosberg/Mercedes 2 Hamilton/Mercedes 3 Vettel/Ferrari 4 Räikkönen/Ferrari 5 Bottas/Williams 6 Hülkenberg/Force India 7 Kvyat/Red Bull 8 Massa/Williams 9 Grosjean/Lotus 10 Maldonado/Lotus 11 Verstappen/Toro Rosso 12 Pérez/Force India 13 Nasr/Sauber 14 Ricciardo/Red Bull 15 Button/McLaren 16 Alonso/McLaren 17 Ericsson/Sauber 18 Rossi/Manor 19 Stevens/Manor 20 Sainz Jr./Toro Rosso.

O destaque da corrida neste momento, foi a notícia de que o brasileiro Felipe Massa estaria sendo investigado pelos comissários devido a irregularidades na medição de pressão dos pneus de sua Williams. Um dos pneus estaria com temperatura e pressão acima do máximo determinado pela Pirelli - segundo a FIA (27ºC e 0,1psi acima).

Ao final, Nico Rosberg (ALE/Mercedes) sustentou posição e venceu com tranquilidade. O pódio foi completado por Lewis Hamilton (ING/Mercedes) e Sebastian Vettel (ALE/Ferrari).

DESCLASSIFICAÇÃO DE FELIPE MASSA FOI CONFIRMADA HORAS DEPOIS DO FINAL DO GP DO BRASIL:

Quanto aos brasileiros, Felipe Massa terminou em oitavo, porém, sua corrida ficou pendente de apuração. O brasileiro estaria sendo investigado pelos comissários devido a irregularidades na medição de pressão dos pneus de sua Williams. Um dos pneus estaria com temperatura e pressão acima do máximo determinado pela Pirelli - segundo a FIA os números seriam (27ºC e 0,1psi acima).

Horas depois, foi confirmada a desclassificação. Os dados coletados pela FIA no grid de largada, apontaram que o pneu traseiro direito da Williams de Massa estava com temperatura de 137ºC e o limite seria de 110ºC. A pressão também estava mais alta que os 20.5psi estabelecidos como o teto pela Pirelli e a diferença encontrada foi confirmada. Felipe Nasr - da Sauber - acabou ficando em 14º lugar no GP do Brasil 2015 e com Massa desclassificado, subiu para 13º.

Confira a NOVA classificação após desclassificação de Felipe Massa
GP DO BRASIL 2015:

1. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 71 voltas
2. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 7s7
3. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) -  a 14s2
4. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 47s5
5. Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 1 volta
6. Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - a 1 volta
7. Daniil Kvyat (RUS/Red Bull) - a 1 volta
8. Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 1 volta
9.  Max Verstappen (HOL/Toro Rosso)  - a 1 volta
10. Pastor Maldonado (VEN/Lotus) - a 1 volta
11. Sergio Perez (MEX/Force India) - a 1 volta
12. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - a 1 volta
13. Felipe Nasr (BRA/Sauber) - a 1 volta
14. Jenson Button (ING/McLaren) - a 1 volta
15. Fernando Alonso (ESP/McLaren) - a 1 volta
16. Marcus Ericsson (SUE/Sauber) - a 2 voltas
17. Will Stevens (ING/Manor) - a 4 voltas
18. Alexander Rossi (EUA/Manor) - a 4 voltas

NÃO COMPLETOU
Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso)

DESCLASSIFICADO
Felipe Massa (BRA/Williams)

GRID DE LARGADA - GP DO BRASIL 2015:

1.º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min11s282
2.º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1min11s360
3.º - Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) - 1min11s804
4.º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min12s144
5.º - Nico Hülkenberg (ALE/Force India) - 1min12s265
6.º - Daniil Kvyat (RUS/Red Bull) - 1min12s322
7.º - Valtteri Bottas* (FIN/Williams) - 1min12s085
8.º - Felipe Massa (BRA/Williams) - 1min12s415
9.º - Max Verstappen (HOL/Toro Rosso) - 1min12s739
10.º - Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso) - 1min13s045
11.º - Sergio Pérez (MEX/Force India) - 1min13s147
12.º - Marcus Ericsson (SUE/Sauber) - 1min13s346
13.º - Felipe Nasr* (BRA/Sauber) - 1min12s989
14.º - Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1min13s913
15.º - Pastor Maldonado (VEN/Lotus) - 1min13s385
16.º - Jenson Button (ING/McLaren) - 1min13s425
17.º - Alexander Rossi (EUA/Marussia) - 1min16s151
18.º - Will Stevens (ING/Marussia) - 1min16s283
19.º - Daniel Ricciardo** (AUS/Red Bull) - 1min12s417
20.º - Fernando Alonso (ESP/McLaren) - sem tempo

(*) Punidos com a perda de 3 posições
(**) Punido com a perda de 10 posições

CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA
DE PILOTOS - 15/11/2015

1º Hamilton Mercedes 363
2º Rosberg Mercedes 297
3º Vettel Ferrari 266
4º Bottas Williams 136
5º Räikkönen Ferrari 135
6º Massa Williams 121
7º Kvyat  Red Bull 94
8º Ricciardo Red Bull 84
9º  Pérez Force India 68
10º Hülkenberg Force India 52
11º Verstappen Toro Rosso 48
12º Grosjean Lotus 47
13º Nasr Sauber 27
14º Maldonado Lotus 26 
15º Sainz Jr. Toro Rosso 18
16º Button McLaren 16
17º Alonso McLaren 11
18º Ericsson Sauber 9
19º Merhi Manor 0
20º Rossi Manor 0
21º Stevens Manor 0
22º Magnussen McLaren 0

CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPES
FÓRMULA 1 - 2015

1º  Mercedes 660
2º Ferrari  401
3º Williams 257
4º Red Bull 178
5º Force India 120
6º Lotus 73
7º Toro Rosso 66
8º Sauber 36
9º McLaren 27
10º  Manor 0