Depois de muitos testes, finalmente aconteceu na madrugada do domingo (16/03), a primeira etapa da temporada 2014 da fórmula 1 em Melbourne, na Austrália. O vencedor foi o alemão da
equipe Mercedes, Nico Rosberg, depois de 1h32m58s710 de corrida.
"Esse foi um dia incrível para nós", disse Rosberg. "Começar a temporada com uma vitória é inacreditável e só tenho que agradecer a todos que estavam envolvidos na construção deste carro. Eu sempre sonhei em ter uma forte Silver Arrow e agora parece que realizei. Tive um ótimo começo e segui sem maiores problemas até o final da corrida, controlando bem o consumo de combustível. Apesar do sucesso hoje, ainda há muito trabalho pela frente. Estamos preocupados com a confiabilidade do equipamento - fator que nos impediu de termos um final mais forte por parte dos dois carros. Temos duas semanas para melhorar isso e estou muito ansioso para o GP da Malásia", complementou o alemão.
Em segundo lugar ficou o então pole position da corrida - Daniel Ricciardo, da Red Bull Racing, mas, depois da corrida, o piloto da casa acabou sendo punido pela FIA que concluiu que seu carro estava com uma quantidade de combustível acima do permitido e o mesmo foi desclassificado.
Assim, Kevin Magnussen (McLaren), que cruzou a linha de chegada em terceiro, herdou o segundo lugar de Ricciardo. O inglês Jenson Button, também da McLaren, que havia chegado em quarto, subiu para o terceiro lugar e o espanhol Fernando Alonso (Ferrari) ficou em quarto.
O brasileiro Felipe Massa, da Williams, não terminou a prova por conta de um acidente logo na primeira curva. Massa largou da nona posição no grid, percorreu a reta inicial e quando se preparava para virar à direita, foi atropelado pelo carro do japonês Kamui Kobayashi. Com o violento toque, a Williams de Massa foi parar fora da pista e o abandono foi inevitável.
"Estou obviamente muito desapontado já que tinha um carro que poderia chegar ao pódio hoje", disse Massa - visivelmente irritado após o GP da Austrália. "O incidente na primeira curva arruinou minha corrida", continuou... "Tentei ter um começo calmo e não correr riscos, mas fui atingido por trás depois que Kobayashi freou tardiamente. Não havia nada que eu pudesse fazer para evitar. É uma pena, mas há muita coisa positiva ainda e a equipe tende a se recuperar na sequência", concluiu o brasileiro.
Kobayashi por sua vez, tentou se desculpar pelas redes sociais. O japonês informou que o erro ocorreu por problemas técnicos da Caterham. Massa e Kobayashi são muito amigos e certamente o incidente será superado.
Resultado Final do GP da Austrália
Domingo, 16 de março de 2014:
1 Nico Rosberg ALE Mercedes
2 Kevin Magnussen DIN McLaren +26s777
3 Jenson Button GBR McLaren +30s027
4 Fernando Alonso ESP Ferrari +35s284
5 Valtteri Bottas FIN Williams +47s639
6 Nico Hulkenberg ALE Force India +50s718
7 Kimi Raikkonen FIN Ferrari +57s675
8 Jean-Éric Vergne FRA Toro Rosso +1min00s441
9 Daniil Kvyat RUS Toro Rosso +1min03s585
10 Sergio Perez MEX Force India +1min25s916
11 Adrian Sutil ALE Sauber +1 volta
12 Esteban Gutierrez MEX Sauber +1 volta
13 Max Chilton GBR Marussia +2 voltas
14 Jules Bianchi FRA Marussia +8 voltas
Abandono Pastor Maldonado VEN Lotus
Abandono Marcus Ericsson SUE Caterham
Abandono Romain Grosjean FRA Lotus
Abandono Lewis Hamilton GBR Mercedes
Abandono Sebastian Vettel ALE Red Bull
Abandono Felipe Massa BRA Williams
Abandono Kamui Kobayashi JAP Caterham
Desclassificado Daniel Ricciardo AUS Red Bull +24s525