F1/14 - no Bahrein, Massa tem problemas no carro

Imprimir

A Force India surpreendeu a todos nos testes da fórmula 1 que estão sendo realizados no Bahrein. Correndo por 78 voltas na pista, o piloto Nico Hulkenberg (Force India) cravou a melhor marca nesta quarta-feira (19/02). O alemão da escuderia indiana atingiu 1min36s880, contra 1min37s879 do espanhol bicampeão mundial da categoria, Fernando Alonso (Ferrari) com 64 voltas.

"Um dia muito positivo", disse Hulkenberg que completou o raciocínio: "Tivemos um programa ocupado e aprendemos muito. Tempo no carro é muito valioso no momento e foi ótimo porque me senti muito bem com o equipamento. Graças a isso corri muitas voltas completei bem as duas sessões do dia. Isso me deu a oportunidade de ver como o carro se comporta e até percebi que está bem melhor do que nos testes em Jerez. Já fizemos alguns acertos importantes e a dirigibilidade melhorou, mas, esta é apenas uma fase inicial e estamos aprendendo a cada volta. Espero que tudo funcione ainda melhor durante os próximos dias", finalizou o alemão.

O terceiro a brilhar nos treinos foi o inglês Lewis Hamilton, da equipe Mercedes que deu 74 voltas e chegou ao tempo de 1min37s908. O dinamarquês Magnussen, da Mclaren, também foi bem e colocou seu F1 em quarto lugar.

Felipe Massa, com sua Williams não foi bem e ficou em décimo lugar, sem marcar tempo. O mesmo aconteceu com o francês J. Bianchi, da Marussia. Massa teve problemas com o sistema de combustível do carro e o máximo que conseguiu foi andar por três voltas no período matutino. À tarde, o brasileiro deu mais algumas voltas, mas, a maior parte do tempo o carro ficou na garagem para que os mecânicos encontrassem uma forma de resolver o problema com o motor Mercedes.

Rod Nelson, engenheiro-chefe da Williams tentou justificar o ocorrido: "Infelizmente perdemos algum tempo, hoje, com um problema no sistema de combustível. Depois de substituir alguns componentes foi necessário remover a unidade de potência para investigar a célula de combustível. Conseguimos completar algumas voltas no final do dia, mas tentaremos resolver o problema e continuar nosso programa com o Valtteri amanhã".

Já Felipe Massa não escondeu a decepção: "Foi um dia difícil e frustrante já que todos nós queríamos pelo menos andar por muitas voltas hoje. Tivemos alguns problemas com o carro e estamos investigando. No momento, o mais importante é fazer o carro andar bastante e esperamos tornar isso uma realidade nos próximos dias", destacou o brasileiro.

Outro que decepcionou foi o alemão Sebastian Vettel, que apesar de ficar em quinto lugar, o tempo atingido é mais de quatro segundos inferior ao mais rápido. A equipe Red Bull Racing ainda enfrenta problemas com o motor do carro que pela manhã ficou na garagem e à tarde deu apenas 14 voltas.

A coisa está tão complicada na RBR que nem Vettel quis falar sobre o treino. Quem tentou explicar alguma coisa foi o Engenheiro de corrida, Andy Damerum: "Claro que não estamos felizes; ainda temos um longo caminho pela frente. A primeira impressão é de que o carro está OK, mas precisamos correr mais", disse.

"Não é fácil encontrar uma solução rápida, mas eu acho que já estamos entendendo melhor os problemas. Resolvemos alguns que aconteceram em Jerez; tanto que até demos algumas voltas hoje, no entanto, muitas vezes quando se corrige um problema, acaba aparecendo um outro e é isso o que aconteceu. Esse é um teste. Todos nós sabíamos que este seria um grande desafio; ninguém queria isso. No momento é o que estamos enfrentando e continuaremos trabalhando incansavelmente para resolver tudo", concluiu Damerum.

Os números apontam que o motor Renault ainda não foi ajustado, mas também, que pelo menos a Catherham que também usa o equipamento já começou a dominá-lo, porém, ainda está muito longe dos melhores tempos. Vettel foi o quinto mais rápido, mas o carro suportou apenas 14 voltas. Enquanto isso, a Catherham do holandês Frijins correu por 68 mas, ficou em sétimo lugar no treino - dois segundos mais lento que o tetracampeão e seis atrás do líder do dia. O russo Kvyat, da Toro Rosso e o francês Romain Grosjean foram ainda piores: o primeiro correu por apenas cinco voltas e o último só experimentou o equipamento durante oito ciclos completos.

Tempos dos pilotos nesta quarta-feira (19/02) no Bahrein:

1 N. Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 1min36s880 (78 voltas)
2 F. Alonso (ESP/Ferrari) 1min37s879 (64 voltas)
3 L. Hamilton (GBR/Mercedes) 1min37s908 (74 voltas)
4 K. Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 1min38s295 (81 voltas)
5 S. Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min40s224 (14 voltas)
6 A. Sutil (ALE/Sauber- Ferrari) 1min40s443 (82 voltas)
7 R. Frijns (HOL/Caterham-Renault) 1min42s534 (68 voltas)
8 D. Kvyat (RUS/Toro Rosso-Renault) 1min44s346 (5 voltas)
9 R. Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1min44s832 (8 voltas)
10 Massa (BRA/Williams-Mercedes) não marcou tempo (5 voltas)
11 J. Bianchi (FRA/Marussia- Ferrari) não marcou tempo (3 voltas)