Force India procura bom acerto do carro em Jerez

Imprimir

O primeiro dia de testes da fórmula 1 em 2014 foi bastante tumultuado - principalmente para a equipe Mercedes que viu o inglês Lewis Hamilton perder o bico do carro e se acidentar. A peça se desprendeu repentinamente e o carro passou por cima dela, fazendo com que o piloto perdesse totalmente a dirigibilidade, indo parar no muro. Apesar do susto, Hamilton saiu ileso e a equipe agora tenta encontrar respostas para o problema e uma solução para que o fato não se repita.

O melhor do dia no circuito espanhol de Jerez de La Frontera foi o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, com o tempo de 1min27s104 e Hamilton (Mercedes) - que se acidentou pela manhã, no período da tarde ficou em segundo lugar com 1min27s820. A Williams de Valteri Bottas se comportou bem e cravou o terceiro melhor tempo com três segundos de diferença (1min30s104). Felipe Massa, que também corre pela Williams, só vai pilotar nos dois últimos dias de treinos - quinta (30) e sexta-feira (31/01).

A decepção do dia ficou por conta da Red Bull. A equipe já esperava um desempenho aquém do estimado no primeiro teste e por isso teve um início lento e cauteloso já que o carro sofreu mudanças radicais. Pela manhã e à tarde, o RB10 ficou nos boxes a maior parte do tempo para corrigir problemas técnicos descobertos durante a noite. O carro só foi para a pista nos últimos quinze minutos de treino, entretanto, Sebastian Vettel completou apenas uma volta e passou nos boxes por mais duas.
 
"Nós fizemos um total de três voltas hoje e por isso foi difícil conseguir uma impressão de como é o novo carro", disse Sebastian que continuou o seu raciocínio... "Nós não estávamos prontos esta manhã e as coisas se tomaram mais difíceis do que o esperado, mas, considerando o valor total da corrida que vimos hoje eu acho que todo mundo está em uma posição similar. As voltas que fizemos foram apenas para executar o carro e estudar as temperaturas dos equipamentos, mas foi impossível obter uma sensação para ele hoje. Ainda há muito o que revisar durante esta noite", finalizou o tetracampeão.

Quanto à Sauber, o carro só entrou na pista depois das 11 horas da manhã (horário local), quando Esteban Gutiérrez deu sete voltas com o C33-V6 turbo. "Foi uma grande conquista colocar o carro na pista neste primeiro dia de testes, e estou orgulhoso por ter sido o  primeiro a conduzí-lo. Especialmente por causa de todas as mudanças de regras - é muito complexo, mas a equipe fez um bom trabalho. O motor, a potência e o som são muito diferentes, mas a gente vai se acostundo aos poucos. É apenas uma característica diferente. Foi importante executar parte do programa hoje. Estes quatro dias de testes são para ver se todos os sistemas estão funcionando, e isso é o mais importante. É muito cedo para comentar sobre a dirigibilidade. Nós vamos chegar lá durante o segundo e terceiro testes no Bahrein. Precisamos checar a parte eletrônica e tudo o mais e eu acho que nós estamos no caminho certo", disse o piloto da Sauber que continua testando o carro nesta quarta-feira. Adrian Sutil vai assumir na quinta-feira e sexta-feira.

A Force India ficou em quarto neste primeiro treino. Sergio Perez deixou também o seu recado: "Como esperado, foi um dia bastante lento para todos em Jerez. O trabalho principal era aprender o máximo possível cada vez que o carro saía para que pudéssemos identificar e resolver quaisquer problemas. Ainda não foi possível conhecer bem o carro porque fizemos poucas voltas, mas o importante é que o carro está instalado e funcionando".

Nesta quarta-feira acontece mais uma sessão de trinos, entre 6h00min e 14h00min (horário de Brasília).

Veja como ficou a classificação do primeiro dia de testes:
JEREZ DE LA FRONTERA (ESP) - 2014 - TESTES

1 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 1min27s104
2 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 1min27s820
3 - Valtteri Bottas (Williams)  - 1min30s104
4 - Sergio Perez (Force India) - 1min33s161
5 - Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) - 1min36s530
6 - Esteban Gutierrez (Sauber) - 1min42s257
7 - Sebastian Vettel (Red Bull) não marcou tempo. Deu apenas 3 voltas.
8 - Marcus Ericsson (Caterham) não marcou tempo. Deu uma volta